• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • 100º aniversário do feriado do 1º de maio será marcado mobilizações por direitos e pela defesa da educação e pública

100º aniversário do feriado do 1º de maio será marcado mobilizações por direitos e pela defesa da educação e pública

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
1 MAIO 2024

Este 1º de maio (quarta-feira), será um marco histórico: em 2024, completam-se 100 anos desde o estabelecimento do feriado do Dia dos Trabalhadores como feriado nacional no Brasil.

Aqui em Curitiba, seguindo a mobilização nacional, que leva o lema “Por vida digna e justiça social”, trabalhadoras e trabalhadores se reunirão em uma série de atividades para reivindicar direitos fundamentais como educação, moradia e uma vida melhor. 

A partir das 8h30, a mobilização começará na Associação 1º de Maio, com uma marcha que percorrerá áreas de ocupação para destacar a luta pela regularização fundiária e acesso à moradia digna. Esta ação faz parte da campanha Despejo Zero, que luta por políticas públicas para moradia.

Diversas organizações, movimentos sociais e associações de moradores estarão presentes, demonstrando a interligação entre as diversas lutas por direitos sociais. 

Além da marcha, haverá celebração das conquistas no Programa de Aquisição de Alimentos para cozinhas comunitárias, com a distribuição de 30 toneladas de alimentos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Governo Federal.

Em paralelo, as três categorias em greve na UFPR — docentes, técnicos administrativos e estudantes — realizarão um ato na Praça Santos Andrade às 14h, com foco na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. 

O SISMMAC ressalta a importância da solidariedade e da ação coletiva na busca por uma sociedade mais justa e com direitos garantidos para todos. Por isso, a entidade estará presente nessas atividades e reforça a importância da participação do magistério nesse dia de mobilizações.

Posts Relacionados