Sismac

Sismmac

O SISMMAC foi criado em outubro de 1988, no bojo das grandes lutas que marcaram o período de redemocratização no Brasil. Ao longo de toda sua história, o Sindicato impulsionou a organização do magistério na busca por valorização e melhores condições de trabalho e, principalmente, na luta em defesa da qualidade da educação pública.

Sismmac Os sindicatos surgem ao longo da história com o objetivo de unir os trabalhadores na luta comum contra a exploração econômica e contra desmandos e injustiças praticadas por patrões e chefias. É um instrumento de resistência e de luta contra os problemas diários enfrentados nos locais de trabalho.

Também é papel do Sindicato envolver a categoria que representa nas lutas do conjunto da classe trabalhadora. Além de manifestar solidariedade às mobilizações de outras categorias profissionais, é necessário construir e fortalecer as lutas comuns do conjunto da classe trabalhadora para avançar em um projeto de sociedade emancipada, livre e solidária.

São princípios que orientam as ações do SISMMAC:

• Foco no trabalho de base, com ação nos locais de trabalho;
• Formação política;
• Autonomia em relação a partidos políticos e parlamentares;
• Independência frente a patrões e governos;
• Contribuir com a luta de outras categorias e no processo de reorganização da classe trabalhadora.

Assembleia:

É o órgão máximo de deliberação da categoria. Podem ser convocadas pela diretoria do Sindicato ou por 5% dos associados. Suas decisões são soberanas e abertas a todos os associados. As assembleias de balanço financeiro são anuais e a assembleia geral eleitoral é realizada a cada três anos. Já as assembleias extraordinárias podem ser convocadas a qualquer tempo.

Congresso:

O Congresso do SISMMAC é o principal espaço de análise e discussão, no qual são definidos os rumos da categoria. É nele que o magistério decide sobre a organização de suas lutas, aprova princípios e regras gerais para o funcionamento do Sindicato e define como contribuir com a luta da classe trabalhadora.

O evento é aberto para a participação de toda a categoria. Entretanto, só têm direito a voto as professoras e professores que forem eleitos em seus locais de trabalho ou em assembleias gerais para representar as posições debatidas no coletivo. O Congresso é realizado a cada três anos e define o programa de trabalho que orienta as ações da diretoria do Sindicato.

Conselho de Representantes:

É um espaço de avaliação e de construção das ações e campanhas do magistério municipal de Curitiba. Além disso, as reuniões também funcionam como espaços de formação, debate e decisões da categoria.

Cada local de trabalho elege um representante e um suplente, por turno, para representar a unidade nas reuniões mensais do CR. As professoras e professores eleitos representam a base e contribuem diretamente nas decisões e ações aprovadas.

Rua Nunes Machado, 1577, Rebouças – Curitiba / PR, CEP. 80.220-070 - Fone/Fax.: (41) 3225-6729

DOHMS