Seminário debate mobilização, direitos e qualidade de vida na aposentadoria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20141127_seminario17

Na última quinta-feira (27), cerca de 40 professoras aposentadas e algumas que já estão na reta final para a aposentadoria estiveram no SISMMAC para o nosso Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados.

Através de palestras e debates, o encontro analisou o papel dos aposentados e aposentadas no movimento sindical, abordou os desafios psicológicos e emocionais enfrentados nessa fase da vida e trouxe também informações sobre direitos, tratando, em especial, sobre os impactos do novo Plano de Carreira do magistério para quem já se aposentou.

Esse momento de discussão e troca de experiência ajuda a preparar as professoras e professores que estão próximos da aposentadoria para enfrentar os desafios que essa nova fase da vida impõe. Manter o vínculo os colegas de profissão, desenvolver atividades prazerosas e continuar envolvido nas lutas da categoria são passos fundamentais para que a transição para aposentadoria não seja um choque que traga sofrimento ao invés de realização.

Esse espaço também contribui para manter informado e mobilizado quem já se aposentou. A luta por isonomia e por qualidade de vida após a aposentadoria deve construída junto com as trabalhadoras e trabalhadores que continuam na ativa, visando avançar nas conquistas para todo o magistério e barrar qualquer tentativa de retirada de direitos.
 

Posts Relacionados