Aposentadas debatem situação do ICS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
aposentadasoutubro

No dia 27 de outubro, as professoras que participam do Coletivo de Aposentados (as) do SISMMAC estiveram reunidas na sede do Sindicato para a reunião mensal do grupo. Cerca de 25 pessoas participaram do encontro, que debateu, entre outros pontos, a situação do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Durante a reunião, a direção do SISMMAC fez um repasse sobre o processo de negociação com a Prefeitura a respeito do novo regulamento e sobre os próximos passos da mobilização em defesa do Instituto. Mesmo após o prefeito ter assumido, em ata de negociação com os sindicatos, o compromisso de suspender os pontos do novo regulamento prejudiciais aos servidores, o Conselho de Administração do ICS decidiu manter a proposta na íntegra. Essas mudanças tendem a encarecer o serviço – com a criação de multas e sua transformação em um plano de saúde –, sem qualquer garantia de melhoria no atendimento.

Diante desse cenário, o Sindicato tem realizado fóruns regionais como forma de aprofundar a discussão sobre o ICS e levantar as demais reivindicações da categoria, visando construir uma mobilização mais forte e coesa para o início do próximo ano.

Na reunião, as professoras defenderam a necessidade de defender o ICS e se colocaram dispostas para a mobilização. As aposentadas conheceram o Instituto antes da sua divisão do IPMC, quando o serviço era reconhecido como um dos melhores de Curitiba, e por isso sabem que a precarização foi gerada pelo descaso da administração. Além disso, esse segmento também compreende a grande armadilha dos planos de saúde, que reajustam os valores e sobretaxam as pessoas na idade em que mais precisam de atenção médica de qualidade.

Confraternização de fim de ano
Ao final do encontro, as professoras também discutiram a organização da confraternização de final de ano do Coletivo, que será realizada no dia 8 de dezembro. Na próxima reunião, as aposentadas decidirão o local onde acontecerá a comemoração.

Veja as fotos do encontro

 

Posts Relacionados