• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Participe da eleição do Conselho Tutelar, no domingo

Participe da eleição do Conselho Tutelar, no domingo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No domingo, 29 de novembro haverá em toda a cidade as eleições para os Conselhos Tutelares. As votações ocorrem das 8h às 17 horas. Para votar, é necessário comparecer na regional de Curitiba correspondente à sua seção eleitoral, com o título de eleitor.

A direção do Sismmac orienta as escolas a se informarem sobre candidatos/as e a apoiarem aqueles/as com melhores condições de fazer um trabalho integrado.

Para a escola realizar bem a sua função, um/a bom/boa conselheiro/a é importante. Ambos compõem a rede de proteção social à infância e à adolescência, junto com a saúde e áreas assistenciais.

O conselho é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do jovem. Acesso à educação de qualidade é direito imprescindível para essa faixa etária.

Se, por exemplo, o aluno tem dificuldades no aprendizado por motivos familiares ou outras influências sociais, o Conselho Tutelar pode ser um bom aliado para se identificar o problema e buscar soluções.

Não é função da escola resolver assuntos da sociedade, mas quando essas questões afetam o trabalho interno, direção e professores não podem se omitir.

Na prática, a relação entre conselho e escola nem sempre é harmoniosa. Se há conflito, o problema pode ter duas vertentes: despreparo ou/e carência de políticas públicas para essa faixa etária.

O primeiro se resolve com formação. O segundo, com a união entre escola e conselho, com os demais integrantes da rede de proteção, para exigir políticas públicas. Se necessário, devem acionar o Ministério Público para que as autoridades tomem as providências necessárias.

É necessário algum programa de atenção às famílias, combatendo a violência familiar, o alcoolismo e o uso de drogas ilegais para o desenvolvimento saudável da criança? É preciso aumentar as vagas em creche ou escola? A escola e o conselho não resolverão, mas juntos podem cobrar soluções do poder público.

O gabinete da vereadora Professora Josete elaborou material especial sobre o Conselho Tutelar, com todos os locais de votação, as principais funções e os telefones de todos os Conselhos de Curitiba.

Clique aqui para ler ou fazer o download do material.

Imprima ou encaminhe para os seus conhecidos e amigos!

Posts Relacionados