• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Tentativas de negociação com ICS e IPMC não evoluem

Tentativas de negociação com ICS e IPMC não evoluem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em reunião realizada na tarde do dia 26, dirigentes do Sismmac e do Sismuc cobraram da direção do IPMC negociações efetivas para remodelar e democratizar o instituto. Pela a administração municipal, participaram apenas o presidente do IPMC Walmor Trentini, com assessores, e representantes da Procuradoria Geral do Município.

Cobrado sobre a garantia de paridade nos conselhos e na diretoria do instituto, Trentini negou veementemente qualquer alteração no estatuto, afirmando que não tem autonomia para isto. Negociação de tal abrangência deveria incluir os secretários Paulo Schmidt e Rui Hara, que foram convidados e não compareceram. O presidente do ICS José Lupion Neto também não esteve presente, mas ao menos justificou a ausência.

Preocupado com as notícias que vêm sendo veiculadas pelos sindicatos, Trentini tentou inicialmente impedir o acesso da imprensa à reunião, mas acabou cedendo após insistências das diretoras sindicais. Quando perguntado do por quê da atitude, respondeu que era uma opção pessoal. Nas reuniões do conselho administrativo ele também tem buscado de forma intransigente barrar a participação do assessor jurídico dos sindicatos.

O presidente do ICS José Lupion Neto também chamado para reunião, conforme ofício enviado na última quinta-feira, não compareceu alegando ter sido avisado em cima da hora.

Novas reuniões dos sindicatos com os presidentes dos institutos estão agendadas para o próximo dia 29. Às 9 horas os representantes dos trabalhadores voltam a conversar com Trentini.

A partir das 14 horas é a vez de Lupion Neto explicar os motivos para o aumento da alíquota cobrada dos servidores para o ICS. A proposta é aumentar em 12% o valor cobrado para a assistência à saúde e os representantes da prefeitura vêm pressionando os conselheiros para aprovar urgentemente a medida, sem apresentar cálculos que justifiquem o aumento.

Da redação, com informações da assessoria de comunicação do Sismuc

Posts Relacionados