• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Trabalhadores fazem ato para defender os empregos e salários

Trabalhadores fazem ato para defender os empregos e salários

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) definiu o 11 de fevereiro como Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e Salários. Grandes mobilizações operárias acontecerão em diversas cidades do país.

Em Curitiba, a estadual da CUT vai realizar um ato público na Boca Maldita, a partir das 09h00, com a participação de diversas categorias, como bancários, servidores públicos, trabalhadores da construção civil, petroleiros, entre outros.

O objetivo do protesto é mostrar a toda sociedade que a classe trabalhadora não irá aceitar as demissões como algo natural e inevitável. De acordo com a Central, o mundo passa por dificuldades financeiras causadas por especuladores e burocratas do capitalismo. No entanto, quem deve pagar a conta são justamente aqueles que criaram essa crise, e não os trabalhadores, que são os que realmente contribuem para o desenvolvimento do país.

Diversas medidas estão sendo tomadas pela CUT para exigir que os empresários, que arrecadaram muito nos últimos anos, com lucros exorbitantes e sucessivos recordes de vendas, dêem agora sua parcela de contribuição e mantenham os empregos dos brasileiros. São assembléias nas portas das empresas, passeatas, atrasos nas entradas de turno, e até mesmo greves quando necessário.

Além da pressão nas ruas, a Central construiu propostas para que trabalhadores, governos e empresários encontrem alternativas inteligentes e responsáveis para enfrentar a crise criada no exterior, e garantir que a economia brasileira cresça em 2009, tais como redução dos impostos para as empresas que mantiverem os empregos, liberação do crédito para quem precisa produzir, redução significativa da taxa básica de juros, e a utilização do superávit primário para garantir programas sociais e investimentos em obras que gerem empregos, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CUT

Posts Relacionados