• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Gestão democrática é principal tema em debate

Gestão democrática é principal tema em debate

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A exposição da professora Marlei Fernandes de Carvalho (APP-Sindicato) abriu os debates do V Seminário de Organização do Trabalho Pedagógico, promovido pelo Sismmac, na sede da entidade. Sua palestra foi sucedida pelos debates da Pauta de Reivindicações.

Marlei lembrou da conjuntura em que foram estabelecidas as bases atuais para a gestão democrática na escola pública. “Até porque no meio privado não tem democracia. Tem dono. E democracia é tirar poder de alguém”, comentou, lembrando frase da professora Maria Dativa S. Gonçalves, atuante no Fórum Estadual da Escola Pública.

“Algumas pessoas reclamam que, se democratiza, todo mundo quer mandar. Mas é isto mesmo, a democracia é um processo, um aprendizado, para que todos possam participar do exercício do poder”, falou a professora.

Em sua palestra, Marlei remeteu-se à época da redemocratização do país, em que a sociedade civil se organizou para defender os direitos sociais na Constituição de 1988.

No período da constituinte formou-se o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública. Essa ação organizada de educadores de todo o país promoveu o debate político-pedagógico na sociedade e assegurou importantes avanços.

O embate seguiu nos anos 90, com a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, na virada do século, com o Plano Nacional de Educação.

Em todos este momentos a enfrentamento político esteve evidente, uma vez que construir a democracia em todas instâncias da sociedade depreende-se alterar as relações de poder político e econômico.

À tarde os debates continuaram com exposições da professora Mônica Ribeiro da Silva (UFPR), sobre Gestão escolar, do advogado Ludimar Rafanhim (Sismmac), sobre A legislação das eleições de diretores.

O resumo da palestra da professora Mônica você encontra em arquivo Power Point no item Documentos para download. Clique aqui

Posts Relacionados