• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Prefeitura quer mudar a lei de eleição de diretores de escola

Prefeitura quer mudar a lei de eleição de diretores de escola

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20170614_comissao
Na tarde da última terça-feira (13), aconteceu a primeira reunião da comissão formada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que vai discutir as alterações na lei de eleição dos diretores e vice-diretores das escolas.
A SME demonstrou falta de diálogo e informação para a convocação da reunião. Além de marcar o encontro de última hora e selecionar poucas diretoras sem nenhum critério, é um absurdo que administração tenha convocado propositalmente a reunião no mesmo dia da greve dos servidores municipais, desvalorizando a nossa mobilização em defesa de direitos.
O representante da direção do SISMMAC esteve presente e levou diversas diretoras para acompanharem a discussão e reivindicarem uma outra forma de indicação dos diretores que vão fazer parte da comissão, exigindo que o debate se amplie e mais diretoras possam participar. A pressão deu resultado, e ficou acordado que a comissão será refeita, com a participação de 10 diretoras ou vice-diretoras, uma de cada regional, que serão escolhidas pelas diretoras da regional. 

Os núcleos regionais devem organizar até o dia 21 de junho uma reunião com as direções de escola para realizar esta escolha. Isso é mais uma vitória da categoria, pois a nova proposta é uma maneira mais justa e correta de selecionar os componentes do grupo e garantir a lisura na discussão sobre mudanças na lei de eleição de diretores. 

O debate sobre as modificações na lei de eleição de diretores, desta forma, ainda não se iniciou. A primeira reunião da comissão refeita ficou agendada para o dia 23 de junho (sexta-feira).
A última modificação na legislação que regula a eleição para as direções de escola aconteceu em 2014, e garantiu alguns avanços, como a presença das vice-diretoras no período diurno na escola e o fim da dobradinha, impedindo que algumas diretoras fiquem no cargo por tempo indeterminado. 
Não sabemos quais mudanças na lei serão sugeridas nas reuniões. Então precisamos ficar em estado de alerta para acompanhar as discussões da comissão e defender os nossos direitos já conquistados. 

Posts Relacionados