• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Seminário reúne professores que se preparam para a aposentadoria

Seminário reúne professores que se preparam para a aposentadoria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na foto, a diretora do Sismmac Lorici Corsi (esquerda) e a coordenadora do Coletivo de Aposentados Miriam Bialli (direita) fazem homenagem a Elenise Cesário (centro), idealizadora do seminário, que formou e dirigiu o coletivo por sete anos

Cerca de 70 professoras/es participaram do Seminário da Pré-Aposentadoria realizado pelo Coletivo de Aposentados do Sismmac. As atividades ocorreram na sede do sindicato na tarde de 24 de setembro, em Curitiba. Os principais assuntos tratados foram Direito Previdenciário e Qualidade de vida na aposentadoria.

Direito
O advogado Ludimar Rafanhim relatou como ocorreram as reformas da Previdência, desde a Emenda Constitucional Nº 20, em1998, e a escalada da supressão de direitos, passando pela Emenda 41, de 2003, e a Emenda 47, de 2005, que recuperou algumas perdas. Diante deste quadro, o advogado expôs as os requisitos necessários hoje para se assegurar a aposentadoria com integralidade (com o valor integral dos salários e demais direitos incorporáveis) e paridade (com reajuste igual ao pessoal em atividade). Também apresentou as demais opções para quem não cumpre todos os requisitos.

Foi distribuída uma cartilha informando sobre as emendas constitucionais e com tabelas com diferentes cenários para o cálculo previdenciário. Quem tem dúvidas sobre a aposentadoria ou não pôde comparecer no seminário deve procurar o Departamento Jurídico do Sismmac e analisar sua situação antes de entrar com o pedido de aposentadoria.

No intervalo entre o primeiro e o segundo tema a professora aposentada Dirce Ramos da Silva, 82 anos, falou da sua experiência como aposentada. Relatou as dificuldades com a mudança que ocorreu em sua vida por ocasião da aposentadoria e a necessidade de se ter projetos e ir em busca deles. O seu projeto atual é criar o Lar do/a Professor/a Idoso/a, que possa acolher essas pessoas “caso não queiram dar trabalho para a família”. Dirce conta também que faz muitas viagens a lugares diferentes.

O depoimento de Dirce foi o gancho para a segunda palestra, feita pela psicóloga Ercília Lúcia de Christo, que reafirmou conceitos expostos pela professora. No momento da aposentadoria mudam-se as nossas redes de relacionamento e é preciso saber lidar com esta situação. A forma mais simples é valorizar as coisas que nos deixam bem, como o sorriso, o perdão e o amor. E se desfazer dos pesos da vida, como o rancor, a inveja e o ciúme.

Outro momento importante no seminário foi o lançamento na categoria da revista “Como Vivem os Trabalhadores Aposentados da Educação”, produzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Além de diversas fotos que destacam atividades dos aposentados de Curitiba, a contracapa traz bela mensagem da professora Veronice Murai.

Posts Relacionados