• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • CUT debate crise no seu 11º Congresso Estadual

CUT debate crise no seu 11º Congresso Estadual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais de trezentos trabalhadores eleitos em assembleias realizadas por seus respectivos sindicatos participam, de 19 a 21 de junho, do 11º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (Cecut). O Sismmac estará representado por oito professoras/es.

O evento é uma etapa preparatória ao 10º Concut (Congresso Nacional da CUT) que ocorrerá em agosto, em São Paulo. As atividades serão realizadas na Associação Banestado, em Praia de Leste, município de Pontal do Paraná, e reúne representantes de todos os ramos da cadeia produtiva paranaense.

Os objetivos do Cecut são analisar e debater a conjuntura política, fazer o balanço da última gestão e das ações da CUT no Paraná, construir um plano de luta para o próximo período e eleger a nova direção estadual da Central.

O atual presidente da CUT-PR, petroleiro Roni Anderson Barbosa, entende que a crise deve ser o tema mais debatido durante a atividade. “Esse congresso marcará o movimento sindical paranaense porque se situa num momento de crise econômica internacional, onde a classe trabalhadora é chamada a pagar por essa conta através das demissões, redução de direitos e salários. O papel da CUT é mobilizar os trabalhadores para mostrar que há outro caminho, que é o de defesa dos empregos, conquistas e direitos trabalhistas”, apontou.

Além da crise, três outros importantes paineis estão na pauta: Conferência Nacional de Comunicação, Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical, e a Campanha “O Petróleo Tem Que Ser Nosso!”.

A abertura do 11º Cecut ocorre às 20 horas de sexta-feira, mas os trabalhos começam às 14h, com reuniões dos coletivos e ramos da Central. A manhã de sábado será integralmente dedicada a palestras e debates. Já o período da tarde será voltado aos trabalhos em grupo.

No domingo ocorrem as votações de emendas ao Texto Base da Direção Estadual da CUT e das moções apresentadas. O evento termina com a eleição da nova direção para o triênio 2009/2012.

A CUT possui 144 entidades sindicais filiadas no Paraná e representa cerca de 800 mil trabalhadores. É a maior central no estado. Em âmbito nacional, são mais de 22 milhões de operários representados, o que coloca a CUT como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo.

Com informações da assessoria da CUT-PR

Posts Relacionados