• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Começa a etapa municipal da Conae

Começa a etapa municipal da Conae

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na foto, professoras/es municipais apresentam cartazes com reivindicações da categoria durante fala da secretária da Educação

Em solenidade realizada no Colégio Estadual do Paraná, teve início a etapa municipal de Curitiba da Conferência Nacional de Educação, na noite de 15 de junho, segunda-feira.

Diversos políticos e representantes dos variados segmentos presentes na conferência saudaram o público. Quando a secretária Eleonora Fruet fez uso da palavra, professoras/es municipais levantaram cartazes com reivindicações que o magistério está levando ao debate. São bandeiras como a ampliação da hora-atividade e a diminuição de alunos por sala, a contratação de profissionais, entre outras.

A palestra de abertura coube a José Thadeu Rodrigues de Almeida, da comissão organizadora nacional da Conae, acompanhado pela professora Maria Dativa de Salles Gonçalves (UFPR).

Almeida destacou que a Conae muda de forma estruturante a maneira como se faz educação no país, com a participação dos trabalhadores da educação, gestores públicos e privados e da sociedade civil. “O que devemos fazer é discutir a educação, mas também um projeto de sociedade, de política de Estado, que perpasse os governos”, falou José Thadeu.

A professora Maria Dativa ressaltou que a Conae é a culminância de um longo processo histórico, iniciado na década de 30 e que se radicalizou após a ditadura militar, quando educadores e a sociedade se organizaram para formular propostas à política educacional. Influenciaram a Constituição, a LDB e o PNE (Plano Nacional de Educação).

Dia de debates
O segundo dia da Conae está reservado aos debates sobre os eixos da conferência. Pela manhã fora abordados assuntos referentes ao papel do Estado na garantia da Educação, gestão democrática, financiamento e controle social. Sustentaram os debates Andréa Caldas (UFPR), Jorge Eduardo Wekerlin (SME), Andreia Gouveia (UFPR), Juliano S. de Oliveira (Sinepe) e Márcio Camargo (Universidade Positivo).

À tarde, a mesa de debates é coordenada pelo Sismmac. Os temas tratados são o acesso e permanência escolar, formação e valorização dos profissionais, inclusão, diversidade e igualdade, com Marlei Fernandes de Carvalho (APP-Sindicato),José Airton Vidal Junior (Senai), Janeslei Albuquerque (APP-Sindicato), Mônica Ribeiro da Silva (UFPR).

Terceiro dia
Na quarta-feira, terceiro dia, serão realizados debates em grupos pela manhã, quando serão apresentadas as propostas. À tarde ocorrerá a plenária final.

Posts Relacionados