• Home
  • »
  • Congresso 2018
  • »
  • XII Congresso aponta greve geral como prioridade para o próximo período

XII Congresso aponta greve geral como prioridade para o próximo período

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Após dois dias de debates, o magistério encerra o XII Congresso do SISMMAC mais fortalecido para enfrentar a onda de retirada de direitos imposta tanto pela gestão municipal quanto pelo governo federal. A plenária final aprovou por unanimidade a necessidade de reforçar o trabalho de base e impulsionar a construção da greve geral contra os ataques à classe trabalhadora, incluindo os que já foram aprovados e aqueles que ainda serão votados, como é o caso da Reforma da Previdência.

O XII Congresso aprovou resoluções que buscam fortalecer o Sindicato para enfrentar a conjuntura diante do aumento dos ataques e da criminalização aos que lutam. Entre as principais decisões estão a manutenção da campanha de sindicalização, a ampliação do Conselho de Representantes e ações voltadas para intensificar o trabalho de base, a organização por local de trabalho e a formação política. Todas as propostas aprovadas serão divulgadas em breve no Caderno de Resoluções.

Mais da metade das propostas foram aprovadas por consenso na plenária final, o que evidencia a necessidade de estarmos unidos e mobilizados para o próximo período de enfrentamento contra o capital e seus governos. 

Construção da Intersindical

Para ampliar a relação com outras categorias e fortalecer o processo de reorganização dos trabalhadores, a maioria dos delegados decidiu pela construção política da Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora e pela participação do SISMMAC em suas instâncias. A decisão busca consolidar essa alternativa de reorganização construída por trabalhadores e sindicatos combativos que não abriram mão dos seus princípios, nem abandonaram a independência frente aos patrões e governos.

Desfiliação da CNTE

A principal polêmica do Congresso girou em torno da desfiliação do SISMMAC da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A maioria do congressistas concordou com a análise defendida pela direção do SISMMAC e decidiu pela desfiliação por entender que a CNTE se burocratizou e está afastada de suas bases. A decisão foi reafirmada em assembleia geral do magistério, realizada no encerramento do Congresso, com 79 votos pela desfiliação e 59 pela manutenção da filiação.

No início do ano letivo de 2019, o SISMMAC fará a distribuição do Caderno de Resoluções do XII Congresso do Sindicato para as unidades escolares da rede. Antes disso, as professoras e professores da rede poderão conferir a versão online do Caderno de Resoluções.

Posts Relacionados