• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Sismmac leva informações sobre saúde dos servidores à população

Sismmac leva informações sobre saúde dos servidores à população

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, o Sismmac participou de atividades de informação à população sobre o tema, na manhã de 28 de abril.

Uma das atividades foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador ocorreu na Praça Rui Barbosa. Uma faixa do Sismmac lembrava os transeuntes que as más condições de trabalho nas escolas municipais levam profissionais do magistério ao adoecimento.

Outra atividade foi uma panfletagem realizada na Boca Maldita (foto) em parceria com o Sismuc. O panfleto distribuído denunciou os locais de trabalho inadequados, os baixos salários e a constante prática de assédio moral, que minam a saúde dos servidores municipais de Curitiba.


No Brasil, só no ano de 2008 foram registrados 747 mil de acidentes de trabalho com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores/as que sofreram incapacidade permanentemente. Todos os anos são gastos bilhões em recursos públicos com os acidentes de trabalho. Em 2008 foram 46 bi, com a assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores e trabalhadoras vítimas das más condições de trabalho. Embora dramáticos, esses dados abrangem tão somente trabalhadores regidos pela CLT, ou seja, trabalhadores públicos, autônomos e informais estão fora das estatísticas.

No último período, as doenças relacionadas com o trabalho tiveram maior visibilidade nas estatísticas com a implantação no Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), metodologia que cruza os afastamentos por doenças com o código de atividade da empresa, gerando dados mais próximos da realidade e, ao mesmo tempo, denunciando a fragilidade dos sistemas de prevenção das empresas. O NTEP atende parcialmente a uma antiga reivindicação do movimento sindical, de enfrentar a sonegação da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) por parte das empresas.

História
A data de 28 de Abril, em memória das vitimas de acidentes de trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países através de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

Em maio de 2005, a data de 28 de Abril foi instituída no Brasil como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121.

Com informações da CUT

Posts Relacionados