Na reunião de abril do Conselho de Representantes do Sismmac foi realizada uma atividade especial. Na quinta-feira, 22 de abril o CR foi transformado na 3ª Pré-Conferência Municipal de Educação. O objetivo é instrumentalizar o magistério para os debates que deverão ocorrer em breve, na Conferência Municipal de Educação.
Ainda não há data para ocorrer o evento que deverá elaborar as bases do Plano Municipal de Educação, mas os professores devem estar prontos para participar e defender propostas que melhorem as condições de vida e de trabalho da categoria e que deem qualidade à educação.
Este trabalho vem sendo realizado desde o ano passado. Em agosto e setembro de 2010 ocorreram as duas primeiras conferências. O próximo passo será sistematizar essas discussões para os professores se apropriarem delas no chão da escola.
Conae
Para os debates da 3ª Pré-Conferência foi convidada a professora catarinense Marta Vanelli, secretária de Assuntos Municipais da CNTE. A professora relatou como ocorreu a Conae, discorrendo sobre as principais questões em debate. Para ela, o documento elaborado “foi o melhor de toda a história da educação brasileira”. E o Plano Municipal de Educação deve tê-lo como referência.
No entanto, Marta ressalta que as propostas da Conae revelam muitos desafios para o país. “É preciso fazer valer as deliberações da Conae para a gente superar a desarticulação do sistema e a fragmentação do ensino e isto não será tarefa fácil”.
Um caminho apontado pela professora é assegurar espaços públicos para interferir na política educacional. “Nossa formação ainda tem aquela concepção de que alguém pensa a educação – geralmente no gabinete do secretário – e manda obedecer. É preciso superar essa concepção autoritária e inserir todos os atores na definição da política”, afirma.
Cinco horas
Outro tema abordado no encontro foi a ampliação do turno para cinco horas nos anos finais, com a apresentação do histórico da implantação dessa proposta, pensada nos gabinetes e imposta às escolas.
No debate, professores puderam relatar os problemas que estão se verificando nas escolas com essa medida. A ampliação da permanência do aluno na escola é também defendida pelo Sismmac, mas isto não significa mais tempo do aluno em sala de aula.
A proposta precisa ser acompanhada de um projeto sobre como serão trabalhadas as horas a mais, com a adequação do espaço físico e com a contratação de profissionais. Devem ser professores para disciplinas regulares e para outros ensinamentos, como nas áreas de música, artes e outros.