Quem te viu, quem te vê*:Da sala de aula para as corridas de rua

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150706_apo_

A professora Rosinete de Souza Lima Morais, aposentada há dois anos, realizou neste ano o antigo sonho de correr uma meia maratona. Rosinete sempre gostou muito de atividades físicas e esportes, mas, quando trabalhava o dia inteiro, faltava tempo para se dedicar aos treinamentos como gostaria. Agora, aposentada, consegue treinar mais frequentemente e, com isso, foi possível passar das corridas menores para a meia maratona, que tem em média 21 quilômetros.

Rosinete começou a dar aula em 1974, na rede estadual, e entrou no município em 1980. Durante os 39 anos que dedicou à educação, a professora promoveu diversos projetos para envolver e incentivar seus alunos.

Um dos projetos que fala com mais carinho é o que desenvolveu sobre profissões e carreiras. Ela relembra com satisfação que, anos após a atividade, encontrou uma ex-aluna formada em enfermagem. Ela contou para Rosinete que o interesse na área foi despertado principalmente durante o projeto feito pela professora.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é outra atividade que a aposentada lembra com entusiasmo. Pela Prefeitura, ela ensinava alunos que não tinham conseguido estudar em um espaço no Mercado Municipal. “Era incrível ver como aqueles jovens e adultos se realizavam na sala de aula”, relembra Rosinete. A lembrança do projeto que participou em conjunto com a Polícia Militar, em que ensinava jovens em situação de risco, também a deixa satisfeita. “Alguns precisavam de apenas um pequeno incentivo para aprender”.

Com tantas atividades nas escolas, quando decidiu se aposentar em 2013, a professora sabia que não conseguiria ficar parada em casa sem fazer nada. “Decidi que precisava ocupar meu tempo com coisas boas para mim, como a atividade física e as aulas de piano”, conta. A meta tem sido cumprida e ela já se prepara para o seu próximo desafio: correr uma maratona inteira.

*A seção "Quem te viu quem te vê" faz parte do jornal Diário de Classe e conta a cada mês a trajetória e história da vida de uma professora aposentada. A seção é um espaço para que essas trabalhadoras compartilhem suas experiências com o conjunto do magistério.

Posts Relacionados