• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • CNTE inicia conversa para abrir mesa de negociação com MEC

CNTE inicia conversa para abrir mesa de negociação com MEC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em 15 de abril, membros da CNTE e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, se reuniram no Ministério da Educação para uma primeira conversa sobre a formação de uma mesa de negociações entre a CNTE, o Governo e o Congresso Nacional. O encontro teve como objetivo discutir a implementação efetiva do Piso Salarial Profissional Nacional e a construção de uma proposta que tire o PSPN do impasse em que se encontra.

Entre os principais pontos de discussão está o mecanismo de reajuste do Piso Salarial e seu valor em 2010. Nesta questão, Governo e CNTE discordam. Segundo o presidente da Confederação, Roberto Leão, existem divergências quanto ao índice a ser utilizado para a realização do cálculo. “Pelo reajuste que o MEC propôs, o valor é de R$ 1024 e no índice que nós calculamos é R$ 1312 reais. Precisamos trabalhar para que encontremos um caminho comum e então possamos dizer que o valor do Piso no Brasil é reconhecido pelo movimento sindical e pelo país de forma geral”, detalha Leão.

No entanto, apesar das discordâncias, o presidente da CNTE avaliou a reunião como positiva. “O ministro se comprometeu a envolver o presidente da República para encontrar uma solução no que diz respeito a índice de reajuste e ao valor do piso no ano de 2010”, disse Leão.

Plano de Carreira
O Plano de Carreira também está entre um dos pontos que devem ser abordados nas reuniões. Governadores e prefeitos tinham até 31 de dezembro de 2009 para fazer uma adequação do Plano de Carreira de acordo com a nova Lei do Piso. Segundo Roberto Leão, a discussão caminha em direção a não renovação de prazo, mas sim à exigência de que a Lei seja cumprida de imediato.

Foto: Ministro Fernando Haddad e os diretores da CNTE Roberto Leão e Juçara Dutra Freire, em foto de arquivo da CNTE

Posts Relacionados