• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Magistério define a data-base de 2022. Vamos à luta por salários, carreira e direitos!

Magistério define a data-base de 2022. Vamos à luta por salários, carreira e direitos!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC_Ato_01-09 SITE

O magistério municipal de Curitiba se reuniu em Assembleia online ontem (16) e definiu a reivindicação da data-base de 2022 da categoria.

O economista Sandro Silva, supervisor técnico do DIEESE Paraná, apresentou um panorama das perdas históricas da categoria e também explicou as previsões inflacionárias no país.

A partir dos dados, nossa categoria aprovou o índice de 18,50%, que será levado à Prefeitura na manifestação prevista para o dia 1º de setembro.

O valor foi calculado com base nos 9,47% de perdas reais ocorridos entre março de 1999 e outubro de 2021, sobretudo após o “pacotaço” de Greca em 2017, somados aos 8,25% de inflação previstos para setembro de 2022 (cuja alta, somada ao congelamento da carreira, afeta diretamente as professoras de Curitiba, como mostramos aqui).

Após o “pacotaço”, a data-base da categoria passou a ser 31 de outubro, incidindo sobre os pagamentos a partir de novembro.

 

 

Mobilização no dia 1º de setembro

No dia 1º de setembro, faremos uma mobilização para entrega reivindicação da nossa data-base (mais informações aqui). Nosso ato começa às 14 horas e será muito importante que cada unidade envie representação.

Além da data-base, também compõem a campanha de mobilização imediata da categoria as reivindicações pelo fim do confisco dos 14% dos aposentados e o descongelamento do nosso plano de carreira.

Nossa campanha de lutas está se espalhando por Curitiba, com a mensagem pela valorização do magistério. Agora, precisamos mostrar que nossa categoria está disposta a lutar por direitos e por condições mais dignas de vida.

Por isso, ajude a divulgar o ato do dia 1º de setembro, chame as colegas e participe da mobilização.

 

Fórum Municipal de Educação

A assembleia também indicou duas representantes do SISMMAC para compor o Fórum Municipal de Educação: Marcela Alves Bonfim será a integrante titular, e Andréa dos Reis Ramos a suplente.

Com caráter permanente, o Fórum Municipal de Educação foi instituído em 2013 e tem por finalidade coordenar as Conferências de Educação em Curitiba, além de acompanhar a implementação de suas decisões e participar do processo de concepção e avaliação das políticas educacionais. O SISMMAC atuará nesse espaço cobrando a implementação das políticas, metas e estratégias definidas no Plano Nacional e no Plano Municipal de Educação.

É urgente a realização de uma Conferência Municipal de Educação em Curitiba.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados