• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Pedagogas realizam panfletagem em frente às unidades escolares para denunciar falta de profissionais

Pedagogas realizam panfletagem em frente às unidades escolares para denunciar falta de profissionais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20151015panfleto

Até a próxima sexta-feira (16), as unidades escolares da rede municipal de Curitiba estarão movimentadas com panfletagens para denunciar a falta de profissionais e as péssimas condições de trabalho desses locais. A ação é realizada na semana do Dia do Professor para problematizar a falta de valorização, o desrespeito e a sobrecarga de trabalho que afetam a qualidade do ensino e prejudicam o trabalho pedagógico em grande parte das unidades da rede.

Durante todo o ano de 2015 as escolas e CMEIs foram obrigados a funcionar no sufoco por causa da falta de profissionais. Apesar de todas as propagandas, o prefeito Gustavo Fruet ainda não aumentou o investimento destinado à educação. Infelizmente, a promessa amplamente divulgada durante a campanha eleitoral, só será cumprida no último ano de mandato, quando o prefeito já deveria estar se planejando para ampliar ainda mais o investimento. Além disso, Fruet suspendeu a realização de concursos públicos e não contrata novos trabalhadores desde o ano passado.

Todo esse descaso ameaça a qualidade do ensino e aumenta a sobrecarga imposta a todos os profissionais do magistério, em especial, às pedagogas. São elas as responsáveis por organizar e articular o trabalho pedagógico com as famílias e a comunidade.

A panfletagem em frente às escolas e CMEIs faz parte das ações aprovadas no Coletivo de Pedagogas do SISMMAC para cobrar a realização imediata de novos concursos para contratação de professores, inspetores e profissionais da educação infantil.

A contratação urgente de mais trabalhadores é um passo essencial para melhorar a qualidade do ensino na rede municipal e para valorizar os profissionais da educação. Dependem da contratação todas as outras medidas necessárias para o avanço da educação pública, como o aumento do número de profissionais do suporte pedagógico e o fim da sobrecarga e da pressão imposta aos trabalhadores para que assumam tarefas que não são da sua área.

O panfleto produzido pelo SISMMAC foi distribuído para as escolas no encontro do Coletivo de Pedagogas e na reunião do Conselho de Representantes. A proposta é que a panfletagem seja realizada no horário de entrada e saída das crianças, nas escolas e creches, como uma forma de reafirmar a identidade do pedagogo como parte do magistério.

 

Posts Relacionados