• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Pedagogas distribuem manifesto e iniciam campanha de sensibilização sobre a importância do trabalho

Pedagogas distribuem manifesto e iniciam campanha de sensibilização sobre a importância do trabalho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150916pedagogas

Entre os dias 21 e 25 de setembro, as pedagogas e pedagogos da rede vão entregar um manifesto e conversar com os demais trabalhadores da escola sobre a realidade e os obstáculos que enfrentam na realização do trabalho pedagógico. A distribuição do Manifesto das Pedagogas é a primeira de uma série de ações aprovadas no coletivo para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da atividade e divulgar a luta do segmento por melhores condições de trabalho.

Essa semana de debate nas escolas busca envolver toda a unidade – direção, professores, demais trabalhadores, estudantes e comunidade – na luta pelo aumento no número de pedagogos. É emergencial rever a Portaria para ampliar a quantidade de profissionais responsáveis por articular o trabalho pedagógico. Hoje, esse documento chega ao limite de estabelecer 1 pedagogo por turno para até 601 estudantes. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a situação é ainda pior e só há previsão de pedagogo no período da manhã.

A sobrecarga e a falta de tempo para planejar são os principais fatores que pioram as condições de trabalho das pedagogas e pedagogos. Por isso, as principais reivindicações são a garantia de tempo para estudo e planejamento; revisão da Portaria 41/2014 para ampliar a quantidade de profissionais nas unidades e a revisão das atribuições do cargo definidas no Decreto 762 /2001. Essas reivindicações refletem na qualidade da educação como um todo e trazem benefícios a todos os trabalhadores da educação.

Clique aqui para conferir o Manifesto e se informe sobre as reivindicações das pedagogas e pedagogos! Juntos somos mais fortes!

Mobilização continua com panfletagem para a comunidade em outubro
Nas reuniões do Coletivo de Pedagogas, foi aprovado um calendário de mobilizações. Após a distribuição do manifesto em setembro, será a hora de dialogar com a comunidade e conversar com as mães e pais dos estudantes.

Como uma forma de reafirmar a identidade do pedagogo como parte do magistério, o segmento fará uma ação de panfletagem na entrada e saída das escolas e CMEIs na semana em que se comemora o Dia do Professor. A mobilização também irá apresentar as caraterísticas do trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica. É de extrema importância que todas as unidades se envolvam nessa atividade e nessa luta.

No dia 7 de outubro, o Coletivo de Pedagogas volta a se reunir na sede do SISMMAC para organizar essa panfletagem e definir os próximos passos da mobilização. Participe e ajude a informar a pedagoga ou pedagogo da sua escola sobre essa atividade e sobre as demais ações do calendário de lutas!

Posts Relacionados