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Pressão do magistério garante nomeação antes de vencimento de concurso

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A pressão do magistério ao longo de todo o ano de 2014 garantiu que todas as professoras e professores aprovados no concurso para docência I, realizado em 2012, fossem convocados antes do vencimento do edital. O prefeito Gustavo Fruet já havia publish um decreto que cortava 10% dos gastos do município e, em reunião com a direção do SISMMAC no início de novembro de 2014, a Prefeitura tinha dado a entender que deixaria o concurso vencer sem contratar os profissionais do magistério aprovados, o que colocaria em risco o funcionamento das escolas em 2015.

Mesmo sem qualquer previsão de contratação, o poder de mobilização e união do magistério fez a pressão necessária para que a administração municipal voltasse atrás e nomeasse 168 professores, no dia 23 de dezembro.

Os profissionais do magistério aprovados no final de 2014 tiveram que iniciar suas atividades no dia 5 de janeiro e só terão capacitação na última semana do mês, do dia 26 ao dia 30. E alguns professores estão com dúvida se a Prefeitura pode ou não fazer isso, já que o início do ano letivo acontece só em fevereiro e os novos profissionais do magistério estão com atividades nos núcleos regionais e sem alunos.

Para solucionar essa dúvida, compilamos abaixo as atribuições dos profissionais do magistério docência I que consta no edital do concurso. Se você é novo na rede e identificou que não está realizando as atribuições abaixo e foi desviado de sua função entre em contato com a direção do SISMMAC e denuncie pelo telefone 3225-6729, de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Atribuições dos profissionais do magistério docência I

– Planejar e ministrar aulas em turmas de Pré-Escolar a 4ª série ou ciclos I e II, do Ensino Fundamental. Coordenar e orientar projetos do âmbito escolar, bem como os que envolvam a participação da família e da comunidade, inseridos na ação educativa, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral do educando. Contribuir com as equipes das unidades, aprimorando o processo ensino – aprendizagem, com vistas a permanente melhoria da qualidade de ensino. Assistir à equipe pedagógico-administrativa, prestando informações e realizando atividades de sua competência, garantindo a efetivação da proposta pedagógica.

– Participar do planejamento dos conteúdos do currículo escolar, em conjunto com a equipe pedagógico-administrativa e docente da área bem como proceder à avaliação contínua do mesmo, a fim de adequá-lo à diversidade, ao desenvolvimento do aluno e as necessidades do contexto escolar.

– Planejar e efetivar, em conjunto com os demais profissionais da escola, o projeto pedagógico da unidade, atendendo a diversidade.

– Participar de reuniões pedagógico-administrativas, Conselho de Classe, Conselho de Escola e de articulação com a comunidade (Instituições Auxiliares), contribuindo para a efetivação do projeto pedagógico.

– Ministrar aulas de acordo com as diretrizes curriculares da Rede Municipal de Ensino e o projeto pedagógico da unidade, visando à constante melhoria da qualidade do ensino. Utilizar recursos didáticos, em conformidade com o projeto pedagógico da unidade, para enriquecimento das atividades pedagógicas.

– Realizar avaliação do processo ensino-aprendizagem, conforme o disposto no Regimento Escolar, respeitando e assegurando o grau de heterogeneidade do grupo com o qual trabalha, visando nortear as decisões pedagógicas.

– Proceder ao registro da avaliação do aluno em documentação apropriada, conforme rotinas preestabelecidas e o disposto no Regimento Escolar da Unidade.

– Propor e executar projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento do educando de acordo com o projeto pedagógico da escola.

– Manter os pais permanentemente atualizados sobre a vida escolar do aluno, objetivando também esclarecer a natureza das dificuldades, bem como sugerindo estratégias para superação das áreas defasadas, efetivando a integração família e escola.

– Estudar os processos de avaliação diagnóstica, garantindo a qualidade do atendimento e a efetivação do projeto pedagógico, em conjunto com a equipe pedagógico-administrativa. Realizar atividades escolares a fim de garantir a integração/inclusão de todos os alunos.

– Utilizar o horário de horas-atividade para participar de capacitação, atualização, planejamento e elaboração de material de apoio didático.

– Participar de encontros, cursos, debates e trocas de experiências, visando o aprimoramento profissional.

– Orientar e acompanhar os alunos em suas dificuldades escolares, procedendo ao encaminhamento daqueles cujas soluções estejam fora de sua área de competência. Desempenhar outras atividades correlatas.
 

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