• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • SISMMAC questiona PMC sobre perda da aposentadoria especial dos profissionais que atuam no Portal do

SISMMAC questiona PMC sobre perda da aposentadoria especial dos profissionais que atuam no Portal do

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
aposentespecial

No último dia 21, a direção do SISMMAC questionou a Prefeitura sobre a perda da aposentadoria especial dos professores de educação física que, convidados pela administração, foram para o Portal do Futuro, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).

Os diretores do Sindicato argumentaram que os cerca de 40 profissionais do magistério não foram informados dessa perda pela administração municipal. A nossa preocupação é de que os professores da rede sejam esclarecidos dessa questão antes de tomarem uma decisão que irá impactar o tempo para a aposentadoria.

De acordo com a superintendente de Gestão Educacional, Ida Regina Mendonça, a aposentadoria especial não está garantida para os profissionais que atuam no Portal do Futuro.

Em setembro de 2013, a direção do SISMMAC questionou a Prefeitura junto a Procuradoria Geral do Município e não obteve respostas. Esse ofício foi apresentado na reunião do dia 21 de fevereiro para a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e de Educação.

Aposentadoria especial

O direito da aposentadoria especial garante redução em cinco anos de tempo de exercício profissional e idade para se aposentar. Ou seja, professoras, com 25 anos de exercício profissional e 50 anos de idade, e professores, com 30 anos de exercício profissional e 55 anos de idade, terão direito à aposentadoria especial.

De acordo com a lei federal 11.301/2006, pedagogos, diretores, vice-diretores também têm o direito a aposentadoria especial desde que desempenhem funções do magistério em estabelecimento de educação básica. O que isso quer dizer? Que desde que as atividades dos profissionais do magistério sejam realizadas dentro de unidade escolar há garantia à aposentadoria especial.
 

Posts Relacionados