• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Governador ataca saúde pública com proposta de criação de uma fundação de direito privado para gerir

Governador ataca saúde pública com proposta de criação de uma fundação de direito privado para gerir

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
ocupacao-camara

O governo do Paraná enviou ontem à Assembleia Legislativa um projeto de lei que representa um verdadeiro ataque à saúde pública. O projeto 726/2013 pretende transferir a gestão dos hospitais e unidades de saúde, que hoje é responsabilidade direta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), para uma fundação de direito privado.

Pela proposta, a Sesa seria transformada apenas na sede administrativa que gerenciaria e acompanharia o cumprimento dos contratos. Além de esvaziar as responsabilidades da Sesa e transformá-la em um mero órgão que iria fiscalizar a atuação da fundação de direito privado, o projeto também representa um ataque aos direitos dos trabalhadores. O projeto prevê que a contratação de novos servidores seja feita pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e não pelo regime estatutário, o que iria precarizar o vínculo de trabalho e acabaria com o direito à estabilidade no emprego.

Os servidores estaduais da Saúde, representados pelo Sindsaúde-PR, entendem que essa proposta representa a morte da Sesa e que entrega a saúde do povo, o patrimônio público, à iniciativa privada. Os servidores estarão presentes nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa para tentar barrar o projeto que começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça!

Todo apoio à luta contra a Fundação Estatal em Saúde (Funeas)!

Posts Relacionados