• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Mobilização alerta para a prevenção das LERDORT

Mobilização alerta para a prevenção das LERDORT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dia Internacional de Combate e Conscientização às Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) acontece no sábado, 28 de fevereiro.

A CUT e as demais centrais sindicais realizam panfletagem e ato público na Boca Maldita, em Curitiba, a partir das 10h00.

A intenção é denunciar à sociedade os maus causados pelas LER/DORT e pressionar os governantes a criarem políticas públicas de combate a essas doenças.

Audiência Pública
A prevenção às LER/DORT tambémserá tema da Audiência Pública que ocorre em 03 de março (terça-feira), no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), a partir das 10h00.

A atividade é realizada pelas centrais, em parceria com a Comissão de Saúde da Alep e entidades dos movimentos sociais, e tem o objetivo de debater ações afirmativas contra essa enfermidade dos tempos modernos.

Sobre LER/DORT
As LER/DORT são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam principalmente o pescoço e os braços, levando a incapacidade temporária ou permanente. Suas principais causas são os movimentos repetitivos, postos de trabalho inadequados que levem o funcionário a permanecer em posturas forçadas, atividades de trabalho que exigem força, ferramentas inadequadas, ritmo de trabalho intenso, horas-extras excessivas, e a pressão das chefias por cada vez mais produção.

Cada vez mais os trabalhadores de vários setores são atingidos pelas LER/DORT. Apesar de serem conhecidas há mais de 100 anos, essas doenças são cada vez mais frequentes em função do advento dos equipamentos de informática e sua utilização inadequada, como postura errada, estresse e, sobretudo, o trabalho excessivo. Com frequência, o mal acomete professores, que utilizam muito o quadro para escrever e sempre carregam muitos livros.

Além disso, o trabalhador, quando adoecido por essas causas, enfrenta o descaso deos governos, empresas e das perícias médicas. Logo, trata-se de um desafio para as organizações sindicais a busca da melhoria de vida do trabalhador, o que passa, necessariamente, pela melhoria do ambiente e condições de trabalho.

Com informações da Assessoria de Comunicação da CUT-PR

Posts Relacionados