• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR debateu reposição de dias letivos, data-base e participação na Conferência Municipal de Educação

CR debateu reposição de dias letivos, data-base e participação na Conferência Municipal de Educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
CR-26out23 (1)

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (26) na sede do sindicato para debater a reposição dos dias letivos relativos à greve de agosto, além de outros temas relevantes. 

A direção tirou diversas dúvidas sobre o ofício circular 24/2023, da Secretaria Municipal de Educação, que determina a reposição. Segundo a Prefeitura, as faltas deverão ser repostas nos dias indicados, aos sábados. 

Se os valores descontados da remuneração não forem pagos, os casos serão judicializados. Há decisões judiciais anteriores favoráveis ao pagamento.      

Sobre a questão da obrigatoriedade de frequência dos alunos (50%+1), a direção do sindicato explicou que essa norma não está prevista legalmente. 

 

Data-base

Nesta sexta-feira (27), a direção fará reunião com a SMAP para discutir a data-base. O SISMMAC levará as reivindicações aprovadas na Assembleia do dia 19 de setembro, que incluem um reajuste de 13,45% (inflação do último período e as perdas salariais que já estavam acumuladas), a revogação do confisco de 14% das aposentadorias dos professores, e duas reivindicações estão relacionadas à carreira do magistério: os crescimentos universais e a compensação pelo período de congelamento.

 

Piso e carreira

O integrante da secretaria executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), José Valdivino Moraes, que também é conselheiro estadual e nacional do FUNDEB, falou sobre a luta para que o piso salarial nacional seja cumprido em todo o país, a criação de uma carreira básica nacional para o magistério e a readequação do plano de carreira em alguns municípios, os quais só poderão ser viabilizados com ampla mobilização da categoria. 

Ele também explicou sobre o andamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 4848, que questiona o piso do magistério. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já formaram maioria contra os embargos declaratórios, confirmando a atualização anual do piso salarial pelo mesmo índice de crescimento do valor anual mínimo por aluno, estabelecido pelo Ministério da Educação. 

 

Conae 2024

Durante a Assembleia realizada no dia 18, o sindicato promoveu assembleia para escolher delegadas e delegados para a Conferência Municipal de Educação, cujas datas foram alteradas para os dias 13 e 14 de novembro. A estimativa é que o magistério tenha direito a 14 vagas, com a possibilidade de ampliar esse número. Foram eleitos suplentes, que poderão ocupar vagas de delegados ausentes ou se houver mais vagas para nossa categoria.

A etapa antecede municipal a fase estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) Extraordinária 2024. No âmbito estadual, a previsão é que a conferência ocorra nos dias 17 e 18 de novembro. Dali sairão os delegados para a etapa nacional, que será realizada em janeiro de 2024, em Brasília.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados