• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Conselho de Representantes se reúne para organizar greve do magistério para agosto

Conselho de Representantes se reúne para organizar greve do magistério para agosto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
cr-sismmac-7-2023 (1)

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (27) para organizar a greve do magistério de Curitiba, cuja deflagração ocorrerá em 8 de agosto, caso as negociações com a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores não avancem e os pontos que prejudicam a categoria permaneçam no Projeto de Lei do Plano de Carreira, que volta a tramitar no Legislativo municipal na próxima semana.

A direção do SISMMAC reforçou que essa luta está conectada com outras pautas do magistério, como o enfrentamento à sobrecarga de trabalho nas escolas, a perspectiva de baixas aposentadorias e o número insuficiente de professoras nas escolas.

Por isso, é fundamental que cada membro da categoria leve informações às suas comunidades e converse com demais colegas sobre a importância da mobilização e da construção de uma greve forte.

O SISMMAC está concentrando esforços nas visitas e na mobilização das escolas. “Essa situação, que está ruim, pode piorar. (…) A nossa aposta principal tem que ser a luta”, alertou a presidente do sindicato, Diana Abreu.

 

Direito de fazer greve

Durante a reunião, as participantes também puderam tirar dúvidas com o assessor jurídico do sindicato, Ludimar Rafanhim.

Ele esclareceu que trabalhadores em estágio probatório também podem aderir à paralisação. Com relação às faltas, ele ressaltou a importância de que seja feito o registro da justificativa por greve, para que, assim, os professores estejam protegidos de eventuais contestações. Além disso, ele relembrou que existem decisões de tribunais superiores garantindo o pagamento pelo dia trabalhado quando há reposição posterior das aulas.

Rafanhim também alertou que diretores de escolas não podem interferir na decisão dos professores aderirem à greve, mesmo em reunião interna da escola, pois compete ao conjunto da categoria esse tipo de decisão. “Usaremos todos os meios possíveis para proteger o direito de vocês”, frisou.

 

SISMMAC terá espaço na sessão da Câmara

O SISMMAC conquistou o direito de se pronunciar na tribuna livre da Câmara dos Vereadores, na sessão de 2 de agosto, que marcará o retorno das atividades do Legislativo municipal.

A presidente do sindicato, Diana Abreu, irá defender as demandas das professoras em relação aos pontos críticos do Projeto de Lei da Carreira, especialmente quanto aos obstáculos que impedirão que a maioria da categoria consiga avançar profissionalmente a cada procedimento de crescimento. 

 

Conjuntura

O deputado federal Tadeu Veneri (PT) esteve presente na reunião do CR e fez uma análise da conjuntura nacional nos últimos 10 anos. Ele ressaltou os avanços neste novo momento pelo qual nosso país está passando, mas alertou para as mudanças políticas que ocorreram nos últimos anos e que exigem uma participação mais consciente da população na vida do país. “Há uma desconstrução do Estado, que atende a interesses específicos, por todo o país”, explicou. Para o deputado, é imprescindível que a sociedade volte a discutir política de forma saudável.

Fonte: Sismmac

 

Posts Relacionados