• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Vitória da luta: Prefeitura começa a convocar as professoras aprovadas no concurso

Vitória da luta: Prefeitura começa a convocar as professoras aprovadas no concurso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
concurso (1)

Depois de muita luta, cobrança, pressão e mobilização, a Prefeitura, enfim, começa a repor o quadro de profissionais para atuar no magistério de Curitiba. A Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP) publicou um edital convocando professoras e professores aprovados na primeira fase do concurso, que atuarão na Docência I, para que entreguem os documentos e realizem o agendamento do exame médico ocupacional. 

Esse edital, que pode ser acessado aqui, conclui a ocupação das primeiras 150 vagas abertas pela Prefeitura.

Muita luta

Desde 2016, a Prefeitura não abria concurso público para profissionais do magistério municipal. Nesse período, o déficit de professoras foi aumentando. A situação ficou mais grave com a Reforma da Previdência, do governo Bolsonaro, e a piora das condições de trabalho na rede municipal de educação (RME), especialmente pelo congelamento da carreira, imposto pela gestão Greca a partir do “pacotaço” de 2017.
Levamos essa demanda à Prefeitura nas reuniões de negociação e expusemos à sociedade o problema, seja com panfletagens frequentes junto às famílias nas escolas, e por intervenções urbanas e ações nas redes sociais. A luta pelo concurso e pela reposição do quadro de profissionais do magistério é um dos principais eixos da nossa gestão. E continuará sendo nossa pauta, já que o déficit ainda é muito grande, em torno de 3 mil vagas.

Mudança de área de atuação

Nas negociações sobre o plano de carreira do magistério, entre os avanços que conquistamos até agora, está a previsão para a retomada dos procedimentos de mudança de área de atuação para a pedagogia escolar.
Essa é uma demanda represada há bastante tempo e é muito importante para nossa categoria e para a rede municipal de educação. Por isso, a direção do SISMMAC vem lutando para que o procedimento seja realizado ainda neste ano.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados