• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Vereadores votam PL que prorroga por mais seis meses negociação da carreira do magistério

Vereadores votam PL que prorroga por mais seis meses negociação da carreira do magistério

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC - Vereadores votam PL

Os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira (13), um projeto de lei que prorroga, por mais seis meses, o congelamento dos planos de carreira dos servidores municipais.
A Prefeitura queria o congelamento das carreiras por mais 2 anos. No dia que antecedeu a paralisação do magistério, enviou o PL com prorrogação do congelamento por mais seis meses e, no dia da greve, reabriu as negociações com o SISMMAC.
A proposta não é a ideal. Queremos o descongelamento imediato da carreira aprovada em 2014. Entretanto, esse prazo irá permitir que tenhamos mais tempo para debater com a gestão, ao mesmo tempo em que organizamos a categoria para luta pela carreira.
Reiniciar o debate é um passo importante, já que qualquer mudança causará impactos no presente e no futuro da cidade, uma vez que o projeto apresentado pela Prefeitura trazia prejuízos gigantescos (na prática, enterrava as carreiras do funcionalismo municipal) e foi rejeitada por unanimidade pela categoria.
O Projeto de Lei aprovado estende a discussão para até junho do ano que vem e evita que o tema seja atropelado e votado em regime de urgência (como ocorreu em ocasiões como o “pacotaço” de 2017).
A suspensão dos planos de carreira foi aplicada em 2017, pela Lei 15.043. A medida já havia sido prorrogada em 2019, pela lei 15.541, e terminaria em 31 de dezembro deste ano.
Para a direção do SISMMAC, nossa categoria precisa manter a mobilização nesse período para que a Prefeitura realmente ouça as professoras e os professores e compreenda que não há como construir uma educação de qualidade sem valorizar os profissionais da educação. Assim, se ela pretende colocar em prática o projeto de “Cidade Educadora” do qual ela tanto se orgulha em suas propagandas, deve começar valorizando quem constrói no dia a dia o processo educacional da capital paranaense.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados