• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR extraordinário define assembleia no dia 23 para discutir deflagração de greve do magistério

CR extraordinário define assembleia no dia 23 para discutir deflagração de greve do magistério

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC - CR extraordinário

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (10), de forma extraordinária, para a debater a proposta de plano de carreira apresentada pela Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP), assim como os próximos passos da campanha de lutas da categoria.

A categoria discutiu o conteúdo do novo plano proposto, que cria enormes dificuldades para avanços na carreira, seja na progressão por desempenho ou por qualificação.

O projeto foi muito criticado pelos representantes, pois desestimula a construção da carreira no magistério e a torna pouco atrativa.

Entre as principais críticas estão a nova nivelação dos planos e o limite de vagas em cada procedimento, que cria uma concorrência em ambas as modalidades de progressão e estabelece um pedágio para quem consegue avançar, congelando a carreira por, no mínimo, oito anos.

Para a presidente do SISMMAC, Diana Abreu, a proposta da PMC representa, na prática, o fim da carreira no magistério municipal. “Não é um plano atrativo, pois desvaloriza por completo a formação continuada dos professores. A nossa luta é pela implementação do plano de carreira aprovado em 2014, uma vez que ele valoriza as titulações e o nosso tempo de serviço”, afirmou.

 

Falta de valorização afeta a qualidade do serviço público oferecido à sociedade

Em vez de valorizar a profissão, a proposta apresentada pela PMC fará o contrário: deixará as carreiras cada vez menos atrativas para quem pensa em ingressar no serviço público (fazendo com que pessoas altamente qualificadas deixem de prestar concursos no futuro) e vai desestimular os atuais servidores.

Inclusive, a proposta da SMAP vai na contramão daquilo que a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem propagandeando sobre a avaliação funcional, já que a progressão por desempenho irá gerar um crescimento ínfimo de 1% a cada 8 anos, na melhor das hipóteses.

Na prática, a proposta da PMC contribui para o desmonte do serviço público.

Para os próximos passos, os representantes debateram a mobilização para uma assembleia da categoria, que decidirá sobre a paralisação das professoras e dos professores, em luta contra o novo plano de carreira.

 

 

Proposta da PMC: https://sismmac.org.br/wp-content/uploads/2022/11/apresentacao_CR_carreira-1.pptx

 

Fonte: SISMMAC

 

 

Posts Relacionados