última quarta-feira (18), o SISMMAC e o SISMUC realizaram um seminário para
debater as Perspectivas da Educação
Pública no Pós-Pandemia. O evento
ocorreu de maneira remota e contou com a participação de mais de 100
trabalhadoras e trabalhadores da educação municipal para debater os desafios
que enfrentamos em razão da suspensão das aulas presenciais e da pandemia de
Covid-19.
O
seminário organizado pelos sindicatos reuniu especialistas na área, com
palestras voltadas para a educação infantil e para o ensino fundamental, além
de discutir também a importância dos servidores administrativos e dos
auxiliares de serviços escolares no processo educativo.
A iniciativa de realização do seminário
buscou propiciar um espaço de reflexão e de construção de estratégias
pedagógicas coletivas diante da omissão da Secretaria Municipal de Educação em
realizar debates que preparem o conjunto das trabalhadoras e trabalhadores da
educação para os desafios do pós-pandemia.
Nélio Spréa é educador, produtor
artístico e músico, é mestre e doutor em educação pela UFPR. Em sua palestra
ele trabalhou “A afetividade lúdica como suporte para o acolhimento das
crianças no pós pandemia.” O palestrante dividiu a manhã em dois momentos,
um deles voltado para educação infantil e o outro para os processos
recreativos.
No
período da tarde, a discussão abordou as perspectivas para o ensino
fundamental, com palestras sobre os
desafios da reorganização curricular e as mediações de aprendizagem.
A
palestra sobre a reorganização curricular foi ministrada por Renata Barbosa, que doutora em educação
e professora no setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A
palestra sobre mediações de aprendizagem foi ministrada por Evelise Portilho
que é doutora em educação e professora de pedagogia na Pontifícia Universidade
Católica (PUC).