Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado com Marcha dos Cabeças Brancas, em Curitiba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
caminhada_dos_idosos

Hoje é Dia Internacional da Pessoa Idosa. Em comemoração a data, o Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral promoveu a quarta edição da Caminhada dos Idosos, mais conhecida ‘Marcha dos Cabeças Brancas’. A concentração para a caminhada teve início às 9h, ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui.

Mais uma vez representando o SISMMAC, as professoras aposentadas, militantes do Coletivo de Aposentados, estiveram presentes na Marcha, mostrando que continuam na luta em defesa dos direitos da pessoa idosa.

A data visa chamar a atenção da sociedade para a realidade vivida pelos idosos, que são a população que mais cresce no Brasil hoje. O último Censo revelou que a população com mais de 60 anos avançou de 5,9% em 2000 para 7,4% em 2010. No Paraná, o número de pessoas idosas supera a média nacional e soma 14% do total. Segundo o IBGE, em 2025 o país terá cerca 32 milhões de pessoas nessa faixa etária.

O aumento da população de idosos – resultado do aumento da expectativa de vida e da redução da taxa da natalidade – muda o perfil da sociedade brasileira e coloca em pauta a reflexão sobre as condições de vida e de acesso à assistência de saúde que esse grupo possui hoje. O envelhecimento da população exige planejamento para garantir, além dos direitos básicos previstos no Estatuto do Idoso, qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos.

Clique aqui para conferir o texto publish pela CNTE que debate o envelhecimento dos profissionais do magistério

Confira a programação de atividades relacionadas a data:

1° de outubro – Dia Internacional da Pessoa Idosa

9h: Caminhada dos Idosos – Marcha dos Cabeças Branca, no Parque Barigui
9h: às 16h – Atividade de orientação e prevenção sobre os direitos da pessoa idosa na Boca Maldita. Participação: Comissão de Saúde do Idoso/Conselho Municipal de Saúde, OAB-PR.
14h: Final do Concurso Miss Curitiba da Melhor Idade
18h: Desfile Miss Curitiba Melhor Idade, com show do Moacir Franco, no Palácio de Cristal (Av. Visconde de Guarapuava com a Dr Faivre. Contato: 3011-6163).

2 de outubro
9h: VII Ciclo de Diálogo da REAGE – Dr. José Jacyr Leal Junior, da Associação Médica do Paraná. Tema: “Programa Gêmeo Fraterno – Amor, cérebros e escolhas”. Sala 301, da Primeira Igreja Batista de Curitiba (Rua Bento Viana, 1200 – Batel)

Posts Relacionados