• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT

Dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20140628lgbt

No mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no dia 28 de junho.

Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. Stonewall era, e ainda é, um bar frequentado por LGBTs que sofria repetidas batidas policiais, sem justificativas, em ações de bastante truculência e preconceito da polícia contra os frequentadores.

Aquela noite foi somente o estopim desse processo de opressão policial contra LGBTs. Os frequentadores se revoltaram contra a polícia e os enfrentamentos que seguiram duraram três dias, tornaram-se um marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTs.

Um mês após a revolta, foi feita a 1ª Parada do Orgulho Gay, onde a comunidade LGBT marchou pelas ruas da Nova Iorque com frases como: “Sou bicha e tenho orgulho disso”, entre outras, demonstrando que não estaria mais disposta a manter-se debaixo dessa opressão e, sim, exigiria os mesmos direitos de toda a população.

Desde então, esta data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, numa expressão de orgulho – e não de vergonha – de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

Esta importante data de luta, que partiu dos enfrentamentos dos oprimidos, tem sido muitas vezes substituída por outras marcadas pelo próprio Estado no combate ao preconceito homofóbico, numa tentativa de não dar visibilidade a necessidade direta de luta dos LGBTs por suas pautas, deixando-as a cargo de representação nas esferas do Estado.

Queremos afirmar que é necessário relembrarmos que o Dia do Orgulho LGBT é dia de luta contra a opressão por orientação sexual e identidade de gênero criada pelo próprio processo de luta e não pelo Estado.

Importante ainda afirmar que somente a própria luta dos oprimidos e trabalhadores em geral pode mudar a sociedade e não podemos nos negar a discutirmos esse tema e nos posicionarmos contra toda forma de opressão!

DIA 28 DE JUNHO É DIA DE LUTA!
PELO RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E POR DIREITOS IGUAIS PARA TODAS AS PESSOAS!
 

Posts Relacionados