Sismac
  • 04 | 09 | 2020 - 14:20 Relatos de Experiência

    Plano de aula: Trajetórias Pedagógicas nas aulas de Educação Física

    Plano de aula: Trajetórias Pedagógicas nas aulas de Educação Física
    Proposta do segundo plano de aula é vivenciar esses jogos nos diferentes espaços da escola

    Pega-pega, cada macaco no seu galho, escalada, mãe da rua, parkour e jogos de perseguição. Essas brincadeiras que têm muito a ensinar para estudantes e professores fazem parte do segundo plano de aula disponibilizado pelo coletivo de educação física da rede municipal de Curitiba.

    A professora Déborah Helenise Lemes de Paula, da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é a autora do plano de aula que você pode conferir ao lado. A proposta é vivenciar esses jogos nos diferentes espaços da escola, considerando as formas de questionar e intervir nesses lugares, utilizando-se de movimentos corporais inspirados no Parkour.

    Com os jogos propostos, o professor consegue incentivar que os estudantes façam uma leitura dos espaços físicos, interpretem e construam hipóteses para decidir o que fazer em relação à brincadeira.

    Para além de repassar o conceito de noção de espaço por meio de experiências corporais das próprias crianças, as brincadeiras propostas por Déborah no plano de aula também incentivam as crianças a sugerirem melhorias para as unidades escolares.

    O grupo tem discutido a educação física da perspectiva escolar com um maior aprofundamento e teve a iniciativa de começar a compartilhar relatos de experiência e planos de aula, que já estão sendo disponibilizados no site do SISMMAC, para que, juntos, possamos criar um dossiê que possa ser consultado por todos. Você confere o primeiro relato de experiência no box ao lado.

    Mande o seu plano de aula ou o seu relato de experiência para o email imprensa@sismmac.org.br e venha contribuir com a construção do dossiê sobre educação física escolar!

  • 04 | 09 | 2020 - 14:20 Relatos de Experiência

    Plano de aula: Trajetórias Pedagógicas nas aulas de Educação Física

    Plano de aula: Trajetórias Pedagógicas nas aulas de Educação Física
    Proposta do segundo plano de aula é vivenciar esses jogos nos diferentes espaços da escola

    Pega-pega, cada macaco no seu galho, escalada, mãe da rua, parkour e jogos de perseguição. Essas brincadeiras que têm muito a ensinar para estudantes e professores fazem parte do segundo plano de aula disponibilizado pelo coletivo de educação física da rede municipal de Curitiba.

    A professora Déborah Helenise Lemes de Paula, da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é a autora do plano de aula que você pode conferir ao lado. A proposta é vivenciar esses jogos nos diferentes espaços da escola, considerando as formas de questionar e intervir nesses lugares, utilizando-se de movimentos corporais inspirados no Parkour.

    Com os jogos propostos, o professor consegue incentivar que os estudantes façam uma leitura dos espaços físicos, interpretem e construam hipóteses para decidir o que fazer em relação à brincadeira.

    Para além de repassar o conceito de noção de espaço por meio de experiências corporais das próprias crianças, as brincadeiras propostas por Déborah no plano de aula também incentivam as crianças a sugerirem melhorias para as unidades escolares.

    O grupo tem discutido a educação física da perspectiva escolar com um maior aprofundamento e teve a iniciativa de começar a compartilhar relatos de experiência e planos de aula, que já estão sendo disponibilizados no site do SISMMAC, para que, juntos, possamos criar um dossiê que possa ser consultado por todos. Você confere o primeiro relato de experiência no box ao lado.

    Mande o seu plano de aula ou o seu relato de experiência para o email imprensa@sismmac.org.br e venha contribuir com a construção do dossiê sobre educação física escolar!

Rua Nunes Machado, 1644, Rebouças – Curitiba / PR, CEP. 80.220-070 - Fone/Fax.: (41) 3225-6729

DOHMS