• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Sindicatos defendem adiar eleição de diretores e prorrogar mandatos

Sindicatos defendem adiar eleição de diretores e prorrogar mandatos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200815_eleicao

Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal vai votar o adiamento das eleições e a prorrogação do mandato dos atuais diretores e vice-diretores das escolas municipais até dezembro de 2021.

Em maio deste ano, o SISMMAC e o SISMUC fizeram uma enquete com o conjunto dos trabalhadores da educação. Na época, o retorno das aulas estava previsto pra julho e foi com base nessa previsão que os sindicatos se posicionaram para que nenhum projeto fosse votado enquanto não houvesse um amplo debate com a categoria, quando todos retornassem ao trabalho presencial.

Agora, nosso cenário é outro e não vislumbramos um retorno para os locais de trabalho tão cedo. Os sindicatos, os trabalhadores e as famílias dos estudantes defendem que o retorno às aulas presenciais só aconteça quando tivermos uma vacina contra a Covid-19. Por mais que as aulas estejam oficialmente suspensas apenas até 31 de agosto, vamos lutar para que a gestão do prefeito Rafael Greca mantenha as escolas e CMEIs fechados até que tenhamos segurança para o retorno de todos, e não parece que isso vá ocorrer ainda em 2020.

Com isso, teremos um ano de 2021 bastante atípico. Não sabemos quando nem como voltaremos com o trabalho presencial nas escolas. Seria impulsivo realizar a eleição para as direções das escolas logo no retorno desta nova realidade que viveremos pós pandemia.

Hoje, diante desta realidade e da importância de mantermos o isolamento social, o SISMMAC e o SISMUC defendem adiar as eleições e prorrogar o mandato dos atuais diretores e vice-diretores das escolas municipais até o final do ano que vem.

Os sindicatos enviarão essa matéria para o e-mail dos vereadores para que os parlamentares conheçam a posição das representações dos trabalhadores da educação a respeito da pauta e tenham essa informação no momento da votação.

É importante que os trabalhadores da educação acompanhem a votação que ocorre na manhã desta segunda-feira (17). Todas as sessões são transmitidas pelo canal do Youtube da Câmara Municipal.

Em 2021, será essencial estarmos atentos para não permitir retrocessos nesse momento tão importante da organização de nossas escolas! A gestão democrática na educação precisa avançar e se consolidar!

Seguimos firmes na luta em defesa da vida dos estudantes, suas famílias e dos servidores municipais! Volta às aulas segura, só com vacina!

Posts Relacionados