Comitê de volta às aulas é faz de conta da gestão Greca

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200811_comite

O SISMUC e o SISMMAC marcaram presença na primeira reunião do comitê de retorno das aulas. O encontro, convocado em cima da hora, aconteceu nessa segunda-feira (10). De acordo com a secretária de Educação, Maria Sílvia Bacila, o comitê não determinará a data e nem a possibilidade de volta às aulas, essa decisão caberá às autoridades sanitárias.

Para a administração, o objetivo do comitê é apenas técnico e estudará a estrutura e protocolos de retorno às aulas. Mas, a criação desse espaço mostra que o desgoverno já está tentando colocar em prática um projeto de retorno às aulas durante a pandemia.

E, é por isso que os servidores devem estar em alerta! Afinal de contas, além da criação do comitê, é necessário lembrar que as autoridades sanitárias que determinarão a volta às aulas são comandadas pelo desprefeito Rafael Greca. Temos que recordar que, para garantir seus interesses com o empresariado, Greca já ordenou a reabertura do comércio e a mudança nos protocolos sem diminuição do contágio.

As direções do SISMMAC e do SISMUC questionaram a composição do comitê, que conta, em sua maioria, com indicações da própria Prefeitura e apenas dois representantes dos sindicatos e algumas direções de escolas e CMEIs. Para levar em consideração a realidade do chão da escola e do CMEI, a administração Greca precisa abrir espaço para os diversos segmentos de trabalhadores presentes nas unidades escolas, como pedagogas, professoras da educação infantil e do magistério e inspetores.

É importante destacar que embora o comitê não possa decidir sobre a volta às aulas, o espaço deveria ser aberto para que a categoria pudesse apresentar suas preocupações enquanto trabalhadores da educação.

O discurso que a administração tem feito é da criação de um comitê de estudos, com amplo debate para a retorno às aulas, mas a prática é outra. A intransigência da gestão em relação à composição do comitê mostra a falta de preocupação com aqueles que estão no chão das escolas e CMEIs. E fica claro que o desgoverno Greca não quer nenhum tipo de oposição em ano de eleição.

#@vej3@#O SISMMAC e o SISMUC continuarão participando das reuniões do comitê e levando a posição dos servidores sobre a impossibilidade de retorno às aulas. Em paralelo às reuniões estão sendo realizadas ações com a comunidade para mostrar que o retorno das aulas deve acontecer apenas com a vacina!

Posts Relacionados