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Gestão Greca esconde problemas em comemoração dos 20 anos do ICS

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A gestão Greca está estendendo o atendimento do Instituto
Curitiba de Saúde para agentes políticos e empregados públicos, tornando o que
era um patrimônio dos servidores um plano comercial de saúde. Não podemos esquecer que o Instituto é
financiando pelos servidores municipais de Curitiba que mensalmente têm
descontado 3,90% do salário, inclusive do 13º, para ter garantido o atendimento
à saúde.

Durante as comemorações de 20
anos do Instituto na tarde da última quinta-feira (11), celebrado com bolo e convocação de
servidores para estarem presentes, a extensão do atendimento foi celebrada pela
diretora do ICS, Dora Pizzatto, quando afirmou que com o lançamento dos novos
planos “O ICS está tentando se equiparar com os melhores planos de saúde do
Brasil”.

A afirmação diverge da opinião
dos servidores que usam o serviço e têm constatado a precarização no
atendimento. São reclamações sobre a falta de dentistas e várias especialidades
para atendimento. No Hospital Pilar, credenciado do ICS, os servidores não
conseguem realizar exames de alto custo como ressonância e tomografia. Na Santa
Casa, o atendimento para os servidores está sendo negligenciado, com horas de
espera em poltronas sujas de sangue. Os agentes comunitários de saúde e agentes
de combate a endemias, inseridos este ano no ICS, têm uma rede credenciada diferenciada
e mais precária para atendimento.

Mesmo com o lançamento dos planos
para atender filhos de servidores com mais de 18 anos, antiga reivindicação dos
servidores, com preços um pouco abaixo do praticado por operadoras de planos de
saúde, os servidores temem uma piora na assistência, pois ao invés de cobrar da
rede credenciada mais respeito no atendimento dos servidores, a gestão Greca
não mediu esforços para transformar o ICS em um plano comercial de saúde.

O prefeito Rafael Greca não
prestigiou a comemoração que contou com a presença da secretária municipal de
saúde Márcia Huçulak, da vereadora Julieta Reis e do vereador Mauro Bobato, entre
servidores, representantes de instituições credenciadas e outros.

Os sindicatos recomendam aos servidores que encontrarem
problemas no atendimento do ICS e rede credenciada que formalizem a reclamação
pelo 156, no próprio ICS e no sindicato.

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