• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Seminário de Educação Física discute riscos da padronização curricular

Seminário de Educação Física discute riscos da padronização curricular

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Professoras e professores da rede
municipal participaram nesta quarta-feira (22) do Seminário de Educação Física.
O evento ocorreu na sede do SISMMAC e foi ministrado pelo professor Sergio
Roberto Chaves Júnior (UFPR)
.

O seminário abordou as diretrizes curriculares de Curitiba e a resistência frente ao currículo
engessado que é posto à disciplina de Educação Física
nas escolas. Houve também um debate sobre o
processo de formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, principalmente na terceira versão do
material, não respeita o contexto sociocultural de cada escola e exclui questões
fundamentais como a diversidade
.

De acordo com Sergio, a principal
preocupação em relação à BNCC é a indicação do que deve ser feito na aula do professor. Essa padronização
curricular
resulta na perda de autonomia do professor e na falta de diversidade na
abordagem do conteúdo, pois o documento é feito de forma arbitrária por profissionais
que estão fora do ambiente escolar. A proposta também atende diferentes
entidades privadas em vez de ouvir os docentes e as necessidades das
comunidades escolares.

Para iniciar a discussão sobre as
principais críticas à BNCC, foi exibido um vídeo com a explanação do professor
Marcos Neira (USP). Clique aqui para assistir ao vídeo.

Movimento de resistência

Para encerrar o seminário, Sergio reforçou que
é preciso ficar atento à implementação da BNCC no município para intensificar a
mobilização contra as ameaças do documento
. Há muito interesse de grandes
empresas por trás da proposta, no entanto, não há o mesmo interesse na qualidade
do ensino e valorização do profissional da educação
.

A direção do SISMMAC pretende dar
continuidade a esse tipo de discussão por meio de ações e parcerias entre o magistério municipal e a universidade.

Confira as fotos do evento!

Posts Relacionados