Vereadores aprovam 14% para servidores e calote da Prefeitura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200629_ipmc

Mais uma vez, de forma intransigente e autoritária, a Câmara de Vereadores votou às pressas e na surdina um projeto que ataca os servidores para favorecer os desmandos de Greca na sessão virtual desta segunda-feira (29). A retirada de direitos dos servidores foi aprovada por 21 votos favoráveis. Somente 11 votos foram contrários ao projeto.

O aumento da alíquota para 14% representa uma perda salarial para os servidores que estão há três anos com as carreiras e salários congelados. E isso tudo num momento de incertezas e dificuldades causadas pela pandemia.

Como se já não bastasse a redução salarial, o desgoverno Greca ainda conseguiu colocar mais uma bomba nas costas dos servidores, dando mais um calote na Previdência. De última hora, após às 22h de domingo, enviou um substitutivo no qual, além de aumentar a alíquota dos servidores, autorizou o calote da Prefeitura ao Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC). A proposição 031.00028.2020 autoriza a Prefeitura a suspender o repasse da contribuição patronal e das demais dívidas que a administração tem com o nosso Instituto.

A oposição ao Prefeito na Câmara chegou a propor uma emenda que aumentava para 28% a contribuição da Prefeitura ao IPMC, mas com a aprovação do substitutivo, a emenda nem chegou a ser votada.

É uma vergonha que a Câmara de Vereadores, em conluio com o desgoverno Greca, tenha se aproveitado do momento de crise sanitária para fazer um tratoraço e impor mais retirada de direitos dos trabalhadores.

A oposição questionou a falta de oportunidade de análise de um projeto votado às pressas, marca dessa gestão intransigente e autoritária.

Durante a sessão, o vereador Pier deixou claro seu autoritarismo. Aos gritos, em vez de justificar o seu voto, mais uma vez atacou os servidores municipais, que nada mais são do que vítimas dos desmandos e dos ataques dessa gestão.

Enquanto Greca acha que asfalto é a cura para Covid-19 e faz empréstimo para as obras, são os servidores que pagam a conta. Enquanto os empresários do transporte público de Curitiba são agraciados com ajuda de custo milionária, dos servidores é retirado o dinheiro do próprio sustento.

Mas, os servidores não vão esquecer de mais esse ataque! Isso ficou claro com a participação dos servidores na votação da Câmara, com mais de 2,5 mil comentários de repúdio à ação dos vereadores.Mantendo o distanciamento social, as direções do SISMUC e do SISMMAC também fizeram um protesto em frente à Câmara. A campanha contra a reeleição dos vereadores do pacotaço segue mais forte do que nunca!

Vaza, Greca. Vaza, Pier. Vaza, bancada do pacotaço!

De mãos dadas com Bolsonaro

Autoritarismo, desrespeito com servidores municipais e ataques à Previdência. Esses são alguns dos pontos que o desgoverno Greca tem em comum com Bolsonaro.

O argumento usado para aprovar o aumento da alíquota às pressas é a adequação de Curitiba à desumana Reforma da Previdência de Bolsonaro. Mas, a verdade é que Greca se apressou em reduzir o salário dos servidores!

O aumento da contribuição para 14% já havia sido aprovada no pacotaço de 2017, porém, ele deveria acontecer de forma progressiva até 2023. Em contrapartida, a administração também deveria aumentar a contribuição até chegar ao valor de 28% – hoje vimos que em vez de aumentar sua contribuição, a Prefeitura deu o calote nos servidores!

Ou seja, o desprefeito Greca anda de mãos dadas com Bolsonaro para retirar direitos e atacar os servidores.

Posts Relacionados