Sindicatos apoiam ato em respeito ao processo democrático da UFPR

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200910_ufpr

Nos dias 1 e 2 de setembro, a comunidade universitária da UFPR participou da consulta online para o cargo de reitor. A Chapa 2, encabeçada por Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Inez Bolzon de Muniz, atualmente na Reitoria, recebeu 83% dos votos.

Agora, a mobilização é para que a vontade da comunidade, expressa na votação, seja colocada em prática. Isso porque o resultado da votação não é definitivo e depende da nomeação por parte do presidente Jair Bolsonaro a partir de uma Lista Tríplice.

A Lista Tríplice será definida nesta quinta-feira (10) pelo Conselho Universitário (COUN). É tradição na UFPR que a lista seja encabeçada pelo nome que obteve o maior número de votos na consulta realizada com a comunidade acadêmica e que a chapa derrotada retire sua candidatura, em respeito ao processo democrático.

Só que dessa vez, a Chapa 1, composta pelos professores Tertuliano dos Santos Filho e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, decidiu não retirar sua candidatura. Com uma campanha declaradamente alinhada aos interesses de Bolsonaro, a aposta da chapa é pela nomeação do mesmo sem o apoio da maioria dos docentes, técnicos e estudantes. Vale lembrar que a política do governo para as universidades federais tem sido de sucateamento, com cortes constantes de verbas, num movimento que busca precarizar para privatizar o direito à educação.

Por isso, a UFPR está mobilizada pela retirada da Chapa 1 da Lista Tríplice que será enviada ao governo federal. O SISMUC e o SISMMAC apoiam essa mobilização que tem como objetivo respeitar a decisão que ficou clara no processo de consulta para a Reitoria.

Hoje, um Ato pela Democracia Universitária foi convocado pelo Sinditest, APUFPR e DCE, às 14h, no pátio da Reitoria, com concentração a partir das 12h40, com exigência de que a Chapa 1 retire sua candidatura. Participe dessa luta, em defesa da universidade pública!

Posts Relacionados