PMC começa a fornecer pijama cirúrgico para servidores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200518_pijama

Atendendo à reivindicação dos servidores da Saúde para disponibilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para o enfrentamento à Covid-19, esta semana, a administração municipal começou a entregar os pijamas cirúrgicos para os trabalhadores. Esta é uma vitória da luta conjunta dos trabalhadores!

A solicitação foi feita pelo SISMUC no início da situação de emergência, em reunião realizada no dia 23 de março, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conjunta com o Sindicato dos Médicos do Paraná (SIMEPAR), Sindicato dos Servidores Municipais da Enfermagem de Curitiba (SISMEC) e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs-PR).

Foram quase dois meses de espera pelo EPI que representa parte essencial da proteção para todos os trabalhadores que estão no ambiente de tratamento dos pacientes com Coronavírus.Para garantir a redução do risco de contaminação, ainda faltam o macacão e avental impermeável, além das máscaras N95 em quantidade suficiente e para todas as atividades que requerem essa proteção, luvas adequadas e o visor, substituindo os que apresentaram defeitos. O pijama cirúrgico, sem o macacão e o avental impermeável, não garante a proteção dos trabalhadores.

O pijama cirúrgico substitui a roupa do servidor e deve ser utilizado por baixo de um macacão ou avental impermeável, EPIs ainda não disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba para os servidores.

Continuamos firmes cobrando para que a gestão forneça os EPIs adequados para proteção dos trabalhadores. As máscaras N95 ainda não estão sendo fornecidas em quantidade suficiente.

Na última sexta-feira (8), uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná estipulou multa diária no valor de R$ 10 mil caso a PMC não forneça os EPIs adequados e não libere os servidores com idade igual ou superior aos 60 anos.

Estamos de olho e vamos fiscalizar para ver se as medidas serão cumpridas pela gestão Greca.

É obrigação do governo garantir a segurança dos servidores e fornecer EPIs em quantidade e qualidade adequadas!

(Texto atualizado em 18.05.20 às 15h30)

Posts Relacionados