Propaganda que coloca trabalhadores em risco custou R$ 5 milhões

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200327_propaganda_bolsonaro_420x245

Ignorando sua responsabilidade sobre a pandemia, o governo federal lançou uma campanha publicitária com o slogan O Brasil Não Pode Parar, na qual segue debochando do Coronavírus. Assim como em seus pronunciamentos realizados durante a semana, o presidente do país incita a população a retornar para a rotina normal, ignorando o que acontece no Brasil.

Na tentativa de agradar empresários que têm feito declarações tão espantosas como as do presidente, o governo federal gastou cerca de R$ 5 milhões, sem licitação, com uma campanha que pode ser responsável pela morte de mais trabalhadores em todo o país.O valor gasto, se comparado ao auxílio proposto na Câmara de Deputados, poderia ajudar mais oito mil famílias.

No mundo todo, o isolamento social tem provado ser uma das medidas mais eficientes para a contenção do vírus.Hoje, mais de 1/3 da população mundial encontra-se em isolamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas como essa impedem que os sistemas de saúde do mundo todo entrem em colapso. Já foram contabilizados mais de 20 mil mortos pela doença e o número de infectados não para de crescer.

Ao contrário do que Bolsonaro defende, países que não adotaram a quarentena têm realizado pronunciamentos arrependidos em relação a demora em tomar medidas concretas para contenção do vírus.É o caso da Itália e, mais recentemente, do Japão, exemplo usado pelo presidente para defender que os trabalhadores saiam de casa para produzir. Um dia depois do discurso catastrófico do presidente, a governadora de Tokio disse que a situação é catastrófica e pediu para que a população respeite o isolamento.

Atualmente são contabilizados mais de 50 países cumprindo medidas de isolamento social, incluindo os EUA, a quem Bolsonaro tanto gosta de se referir. Embora Trump não tenha defendido expressamente o isolamento, a Casa Branca tem “recomendado” que a população permaneça em suas residências, enquanto os estados já têm determinado essa medida há muito tempo.

O pronunciamento do presidente não coloca em risco a vida dele, dos empresários e de seus comparsas na política, mas sim, dos trabalhadores e trabalhadoras que saem de casa todos os dias, usam transportes coletivos lotados, além de trabalharem sem as mínimas condições de higiene. O contágio elevado da população pode levar o SUS ao colapso! Em Curitiba, temos denunciado a falta de profissionais e de estrutura há tempos, muito antes da Covid-19 chegar.

É com o isolamento, a contratação de mais profissionais, o aumento de leitos no SUS, a compra de equipamentos de proteção individual e coletiva, para os trabalhadores e para a população, e medidas sociais que garantam o sustento daqueles que estão em suas casas que conseguiremos combater o vírus. A vida dos trabalhadores importa mais do que o lucro de 1% da população que detém mais 80% da renda mundial.

Seguimos firmes no combate ao Coronavírus, cobrando da Prefeitura e dos governos medidas efetivas contra a Covid-19. Os trabalhadores mais do que nunca devem estar unidos e seguros!Em nome dos trabalhadores que estão na linha de frente de combate ao vírus, reforçamos o apelo: fique em casa e cobre esse direito! Afinal, a vida deve ser nossa prioridade.

Posts Relacionados