Governo quer cortar salário de servidores públicos em até 25%

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20200113_pac_emergencial

O senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR), relator da PEC Emergencial, defendeu em seu parecer que a União, estados e municípios possam reduzir a jornada e o salário dos servidores públicos em até 25%. O senador também quer aprovar a suspensão de promoções e progressões, e a mudança de regras para as avaliações individuais dos servidores.

Ou seja, o governo federal mantém a agenda de ataques aos serviços públicos e nossa tarefa em 2020 é enfrenta-los.

De acordo com a proposta encaminhada pelo relator, a mudança impactaria os trabalhadores que recebem mais de três salários mínimos. Entretanto, militares continuam fora da redução de 25% da carga horária e do salário.

O parecer deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda no começo deste ano.

É importante ressaltar que Oriovisto é o senador mais rico do país, com patrimônio declarado de quase R$ 240 milhões. Em 2019, o senador foi um dos 33 homenageados por Greca com a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais, condecoração criada pelo próprio prefeito, e é um potencial doador para a campanha eleitoral de 2020.

Plano Mais Brasil

#@vej3@#A PEC Emergencial faz parte do Plano Mais Brasil, proposta do ministro Paulo Guedes de sucatear o Estado. Junto a ela também fazem parte a PEC do Pacto Federativo e a PEC dos Fundos Públicos. O pacote do governo busca desviar recursos da saúde e da educação, congelar os reajustes do salário mínimo, liberar geral as privatizações, diminuir os salários e a jornada de trabalho dos servidores que atendem diretamente a população trabalhadora.

Posts Relacionados