• Home
  • »
  • Negociações
  • »
  • Debate sobre calendário inicia sem certeza de aula presencial em 2021

Debate sobre calendário inicia sem certeza de aula presencial em 2021

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20201124_calendario

A primeira reunião do calendário escolar 2021 aconteceu na última sexta-feira (20). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), apesar da discussão sobre o calendário escolar ter sido iniciada, ainda não há nenhuma certeza em relação a retomada das aulas presenciais na rede. Confira aqui as Instruções Normativas nº 7, 8 e 9 que orientam a elaboração do calendário escolar de 2021

#@txt1614@#Segundo a administração, a intenção é deixar os 200 dias letivos fechados, mas, caso exista alguma alteração futura devido à pandemia, a SME seguirá os decretos que eventualmente forem publishs.

Início e final do ano letivo

O ano de 2021 deve começar no dia 3 de fevereiro para os trabalhadores do administrativo e auxiliares de serviços escolares, dia 9 de fevereiro, para professores, e no dia 18 de fevereiro, para alunos. O encerramento do ano letivo está previsto o dia 20 de dezembro, para todos os trabalhadores da educação.

Sábados letivos e ExpoEducação

De acordo com o que foi levantado pela SME, em 2021 haverá cinco sábados letivos. Cada unidade escolar vai definir individualmente as datas de cada compensação de recesso. O único sábado que será definido pela administração é o do Parâmetros Indicadores de Qualidade (PIQ), no dia 16 de outubro.

Já a ExpoEducação será realizada no dia 2 de julho, nos mesmos moldes de 2020, ou seja, virtualmente.

Demais redes de ensino

O calendário da rede estadual ainda não foi definido, por isso, não sabemos se será compatível com o que está sendo discutido em Curitiba. A Prefeitura se comprometeu a enviar a proposta de calendário da rede municipal para a Secretaria Estadual de Educação com o objetivo de que as datas de ambos coincidam. Até o momento, o recesso do meio do ano de Curitiba e de São José dos Pinhais permanece o mesmo.

Inspetores e administrativos: reivindicação histórica

O SISMUC mais uma vez cobrou para que os auxiliares de serviços escolares e administrativos possam retornar em 2021, na mesma data que os professores e professoras. Muitas vezes, estas categorias acabam realizando desvio de função durante o período anterior ao início das aulas. Porém, a alegação da Prefeitura é de que para que isso ocorra é necessária uma mudança no descritivo de função, já que os dias de recesso excedem as férias e por isso, não são um direito adquirido destas categorias.

Por isso, nossa cobrança continua sendo para que todos os trabalhadores da educação possam seguir o calendário escolar sem medo de sofrerem retaliações e perderem importantes períodos de descanso.

Posts Relacionados