SME retira professores do integral para tapar buraco no ensino regular

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20171207_negociacao

A Secretaria Municipal de Educação (SME) não abriu mão de
atacar o dimensionamento dos professores de Educação Física que atuam nas
escolas integrais. Apesar da mobilização das escolas ter forçado a
administração municipal a nos receber, a negociação não avançou para a retirada
da portaria.

#@txt690@#Agora, nossa mobilização precisa ser intensificada no chão
da escola, em conjunto com a comunidade, para enfrentarmos mais essa imposição
da gestão de Rafael Greca.
A SME argumentou que a proposta não é reduzir o número
de professores das escolas, mas, na prática, é isso que vai acontecer.

A administração aponta que 50 professores de Educação Física
serão atingidos com a redução do dimensionamento. Entretanto, a Prefeitura só
considera as vagas ocupadas pelos professores que tem padrão, sem levar em
conta os RITs. A estimativa feita pelo SISMMAC mostra que esse número está em
torno de 100 professores.

#@arq691@#Hoje, são dezenas de escolas da rede que não possuem
professor de Educação Física. Com a nova proposta de dimensionamento, a
Prefeitura vai retirar os professores que realizavam práticas de movimento nas
escolas integrais e realoca-los nas escolas regulares da rede.
E, assim, as
práticas de movimento ou projetos desenvolvidos por esses professores deixarão
de ser realizados ou sofrerão mudanças.

Contratação 

Isso reforça o que o SISMMAC tem dito. A Prefeitura descobre
a educação integral para cobrir o ensino regular. A portaria do dimensionamento
serve apenas para tapar buraco.
O que de fato resolveria o problema é a
contratação dos profissionais docência II aprovados no concurso que foi
realizado em 2014.

Entretanto, essa não é uma prioridade para a administração
Greca e, apesar de não constar em ata, a secretária de Educação afirmou que os
professores de Educação Física aprovados no concurso que vence em abril de 2018
não serão nomeados antes do vencimento.

A SME também fomenta uma guerra entre professores docência I
e II ao dizer que a defesa pela manutenção dos professores de Educação Física
nas escolas integrais subestima os professores que assumirão as práticas do
movimento. Porém, é bom lembrar que é a administração que vive alardeando por
aí a importância da questão pedagógica no chão da escola.
Mas, na primeira
oportunidade, retira professores que são referência e que atuam há anos em
projetos importantes para o conjunto da comunidade sem nenhuma preocupação com
os alunos e com a perda que essa mudança trará para todos.

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