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  • Aposentado, fique atento à mudança da folha de pagamento para a Caixa
    14 | 07 | 2017 - 14:37 Notícias dos aposentados

    Aposentado, fique atento à mudança da folha de pagamento para a Caixa

    Servidores aposentados também terão que abrir conta salário na Caixa; veja as orientações e saiba exigir seus direitos

    No final do mês de agosto, a Caixa Econômica passará a processar a folha de pagamento da Prefeitura no lugar do Banco Santander. Até lá, as professoras e professores aposentados também terão que abrir uma conta salário na Caixa Econômica.

    Nos primeiros dias de abertura de abertura das contas, o SISMMAC recebeu várias denúncias de desrespeito e mal atendimento nas agências da Caixa. Por isso, confira atentamente as orientações abaixo, informe-se e saiba como exigir que os seus direitos sejam respeitados.

    Agendamento

    Documentação necessária


    - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    - Documento de identificação, podendo ser um destes: Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional de Trabalho;
    - Contracheque;
    - Comprovante de residência (Água, luz ou telefone);
    O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) divulgou em seu site um cronograma com as datas agendadas para que cada aposentado compareça na agência definida. Clique aqui para acessar a listagem.

    Caso não possa comparecer na data agendada pela IPMC, entre em contato com a Caixa Econômica para marcar uma nova data. A partir do dia 17 de julho, o banco disponibilizará um canal telefônico para tratar desses agendamentos. 

    O serviço funcionará de segunda à sexta, das 8h às 21h, e no sábado das 10h às 16h. O telefone é o 0800-726-8068, na opção 6.

    Procuração

    As professoras e professores aposentados que não moram mais em Curitiba podem nomear um procurador para abrir a conta salário em seu lugar.

    Conta salário

    Serviços incluídos gratuitamente na conta salário

    Fornecimento de cartão apenas para uso no débito;

    Realização de até cinco saques por mês;

    Acesso a duas consultas de saldo e dois extratos da conta por mês.
    Para receber o salário pela Caixa Econômica, é necessário apenas a abertura de uma conta salário. Essa modalidade de conta não prevê cobrança de taxas e garante alguns serviços básicos, listados ao lado.

    Leia atentamente o contrato a ser assinado. Caso estejam incluídas opções de crédito ou financiamento, trata-se de uma conta corrente e não de uma conta salário. Informe isso ao gerente e não assine o contrato caso não queira contratar esses serviços.

    A Conta Salário é regulamentada pelo Banco Central através das Resoluções do Conselho Monetário Nacional 3402e 3424, bem como as Circulares 3336 e 3338, todas de 2006.

    Portabilidade

    Você pode solicitar a portabilidade no momento da abertura da conta salário. Ao contrário do que foi informado em algumas agências da Caixa Econômica, não é necessário esperar o primeiro pagamento para fazer a solicitação.

    Para facilitar o pedido, você pode levar o formulário de portabilidade do seu banco já impresso. Caso o gerente se recuse a fazer a mudança, preencha o formulário e entregue no protocolo da agência bancária. A Caixa Econômica terá o prazo de cinco dias úteis para aceitar o pedido.

    O direito à portabilidade bancária é garantido na Circular 3338 e nas Resoluções 3402 e 3424, do Banco Central.

    A transferência do salário deve ser realizada automaticamente no mesmo dia do pagamento, sem qualquer custo adicional para o servidor, e no prazo máximo de 12h após o crédito salarial.

    Reclamações

    Caso seja mal atendido ou sofra pressão do gerente para contratar outros serviços, procure um dos canais de reclamação e faça valer os seus direitos. Além do serviço de atendimento ao consumidor da própria Caixa Econômica, há um portal para reclamações do Banco Central e os serviços de proteção ao consumidor.

    CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS CANAIS PARA RECLAMAÇÃO:

    1. BANCO CENTRAL
      Há um portal de Reclamações do Banco Central. Clique aqui para ser direcionado para o site.

    2. PROCON:
      - Atendimento pessoal na Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco Braz.
      Próximo ao Passeio Público. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
      - Telefone: 0800 41-1512
      - Há também um serviço online, o Procon Responde. Clique aqui para acessar o site.

    3. Caixa Econômica
      - Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa: 0800 726 0101
      - Fale Conosco da Caixa. Clique aqui para ser direcionado para o site.
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  • 14 | 07 | 2017 - 14:37 Notícias dos aposentados
    Aposentado, fique atento à mudança da folha de pagamento para a Caixa

    Aposentado, fique atento à mudança da folha de pagamento para a Caixa

    Servidores aposentados também terão que abrir conta salário na Caixa; veja as orientações e saiba exigir seus direitos

    No final do mês de agosto, a Caixa Econômica passará a processar a folha de pagamento da Prefeitura no lugar do Banco Santander. Até lá, as professoras e professores aposentados também terão que abrir uma conta salário na Caixa Econômica.

    Nos primeiros dias de abertura de abertura das contas, o SISMMAC recebeu várias denúncias de desrespeito e mal atendimento nas agências da Caixa. Por isso, confira atentamente as orientações abaixo, informe-se e saiba como exigir que os seus direitos sejam respeitados.

    Agendamento

    Documentação necessária


    - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    - Documento de identificação, podendo ser um destes: Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional de Trabalho;
    - Contracheque;
    - Comprovante de residência (Água, luz ou telefone);
    O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) divulgou em seu site um cronograma com as datas agendadas para que cada aposentado compareça na agência definida. Clique aqui para acessar a listagem.

    Caso não possa comparecer na data agendada pela IPMC, entre em contato com a Caixa Econômica para marcar uma nova data. A partir do dia 17 de julho, o banco disponibilizará um canal telefônico para tratar desses agendamentos. 

    O serviço funcionará de segunda à sexta, das 8h às 21h, e no sábado das 10h às 16h. O telefone é o 0800-726-8068, na opção 6.

    Procuração

    As professoras e professores aposentados que não moram mais em Curitiba podem nomear um procurador para abrir a conta salário em seu lugar.

    Conta salário

    Serviços incluídos gratuitamente na conta salário

    Fornecimento de cartão apenas para uso no débito;

    Realização de até cinco saques por mês;

    Acesso a duas consultas de saldo e dois extratos da conta por mês.
    Para receber o salário pela Caixa Econômica, é necessário apenas a abertura de uma conta salário. Essa modalidade de conta não prevê cobrança de taxas e garante alguns serviços básicos, listados ao lado.

    Leia atentamente o contrato a ser assinado. Caso estejam incluídas opções de crédito ou financiamento, trata-se de uma conta corrente e não de uma conta salário. Informe isso ao gerente e não assine o contrato caso não queira contratar esses serviços.

    A Conta Salário é regulamentada pelo Banco Central através das Resoluções do Conselho Monetário Nacional 3402e 3424, bem como as Circulares 3336 e 3338, todas de 2006.

    Portabilidade

    Você pode solicitar a portabilidade no momento da abertura da conta salário. Ao contrário do que foi informado em algumas agências da Caixa Econômica, não é necessário esperar o primeiro pagamento para fazer a solicitação.

    Para facilitar o pedido, você pode levar o formulário de portabilidade do seu banco já impresso. Caso o gerente se recuse a fazer a mudança, preencha o formulário e entregue no protocolo da agência bancária. A Caixa Econômica terá o prazo de cinco dias úteis para aceitar o pedido.

    O direito à portabilidade bancária é garantido na Circular 3338 e nas Resoluções 3402 e 3424, do Banco Central.

    A transferência do salário deve ser realizada automaticamente no mesmo dia do pagamento, sem qualquer custo adicional para o servidor, e no prazo máximo de 12h após o crédito salarial.

    Reclamações

    Caso seja mal atendido ou sofra pressão do gerente para contratar outros serviços, procure um dos canais de reclamação e faça valer os seus direitos. Além do serviço de atendimento ao consumidor da própria Caixa Econômica, há um portal para reclamações do Banco Central e os serviços de proteção ao consumidor.

    CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS CANAIS PARA RECLAMAÇÃO:

    1. BANCO CENTRAL
      Há um portal de Reclamações do Banco Central. Clique aqui para ser direcionado para o site.

    2. PROCON:
      - Atendimento pessoal na Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco Braz.
      Próximo ao Passeio Público. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
      - Telefone: 0800 41-1512
      - Há também um serviço online, o Procon Responde. Clique aqui para acessar o site.

    3. Caixa Econômica
      - Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa: 0800 726 0101
      - Fale Conosco da Caixa. Clique aqui para ser direcionado para o site.

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