Aposentado, fique atento à mudança da folha de pagamento para a Caixa

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No final do mês de agosto, a Caixa Econômica passará a
processar a folha de pagamento da Prefeitura no lugar do Banco Santander. Até
lá, as professoras e professores aposentados também terão que abrir uma conta
salário na Caixa Econômica.

Nos primeiros dias de abertura de abertura das contas, o SISMMAC recebeu várias denúncias de desrespeito e mal atendimento nas agências da Caixa. Por isso, confira atentamente as orientações abaixo, informe-se e saiba como exigir que os seus direitos sejam respeitados.

Agendamento

#@txt501@# O
Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) divulgou em seu site um cronograma com as datas agendadas para que cada aposentado compareça na agência definida. Clique
aqui para acessar a listagem.

Caso não possa comparecer na data agendada pela IPMC, entre em
contato com a Caixa Econômica para marcar uma nova data. A partir do dia 17 de
julho, o banco disponibilizará um canal telefônico para tratar desses
agendamentos. 

O serviço funcionará de segunda à sexta, das 8h às 21h, e no sábado das
10h às 16h. O telefone é o 0800-726-8068, na opção 6.

Procuração

As professoras e professores aposentados que não moram mais em Curitiba podem nomear um
procurador para abrir a conta salário em seu lugar.

Conta salário

#@txt502@#Para receber o salário pela Caixa Econômica, é necessário
apenas a abertura de uma conta salário. Essa modalidade de conta não prevê cobrança
de taxas e garante alguns serviços básicos, listados ao lado.

Leia atentamente o contrato a ser assinado. Caso estejam incluídas
opções de crédito ou financiamento, trata-se de uma conta corrente e não de uma
conta salário. Informe isso ao gerente e não assine o contrato caso não queira
contratar esses serviços.

A Conta Salário é regulamentada pelo Banco Central através
das Resoluções do Conselho
Monetário Nacional 3402e 3424, bem como as Circulares 3336 e 3338,
todas de 2006.

Portabilidade

Você pode solicitar a portabilidade no momento da abertura da
conta salário. Ao contrário do que foi informado em algumas agências da Caixa Econômica,
não é necessário esperar o primeiro pagamento para fazer a solicitação.

#@arq503@#Para facilitar o pedido, você
pode levar o formulário de portabilidade do seu banco já impresso. Caso o
gerente se recuse a fazer a mudança, preencha o formulário e entregue no
protocolo da agência bancária. A Caixa Econômica terá o prazo de cinco dias
úteis para aceitar o pedido.

O direito à portabilidade bancária é garantido na Circular
3338
e nas Resoluções 3402 e 3424, do Banco Central.

A transferência do salário deve ser realizada
automaticamente no mesmo dia do pagamento, sem qualquer custo adicional para o
servidor, e no prazo máximo de 12h após o crédito salarial.

Reclamações

Caso seja mal atendido ou sofra pressão do gerente para contratar
outros serviços, procure um dos canais de reclamação e faça valer os seus
direitos. Além do serviço de atendimento ao consumidor da própria Caixa Econômica,
há um portal para reclamações do Banco Central e os serviços de proteção ao
consumidor.

CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS CANAIS PARA RECLAMAÇÃO:

  1. BANCO CENTRAL
    Há um portal de Reclamações do Banco Central. Clique aqui para ser direcionado para o site.
  2. PROCON:
    – Atendimento pessoal na Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco
    Braz.
    Próximo ao Passeio Público. Atendimento de segunda
    a sexta-feira, das 9h às 17h.
    – Telefone: 0800 41-1512
    – Há também um serviço online, o Procon Responde. Clique aqui para acessar o site.

  3. Caixa Econômica
    – Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa: 0800
    726 0101
    – Fale Conosco da Caixa. Clique aqui para ser direcionado para o site.

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