Encontro de março de Coletivo de Aposentadas debate gênero e adesão ao novo Plano de Carreira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150326apos

O Coletivo de Aposentadas do SISMMAC esteve reunido na última quinta-feira (26) para mais um encontro mensal do grupo. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, que neste ano completou 115 anos de existência, o encontro do mês de março debateu como o machismo e a opressão de gênero afetam diretamente nossa categoria.

Além do debate sobre gênero, a reunião do dia 26 de março também debateu a situação das aposentadas e aposentados no novo Plano de Carreira do magistério. A Lei 1544/2014 estende os benefícios do novo Plano aos pensionistas e aposentados que têm direito à paridade e isonomia. Entretanto, será necessário ingressar com um pedido individual de revisão da aposentadoria junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

Para pressionar o IPMC a dar mais agilidade a esse processo, o SISMMAC orienta que os profissionais do magistério que já estão aposentados protocolem um requerimento solicitando a revisão dos proventos de aposentadoria. O modelo de requerimento elaborado pela assessoria jurídica do Sindicato está disponível aqui.

A direção já solicitou a realização de uma reunião com o IPMC para definir como será a metodologia para a implantação do novo Plano de Carreira para as aposentadas e aposentados com isonomia e paridade. Essa reunião está agendada para o dia 23 de abril, como parte do calendário de negociações da Campanha de Lutas do magistério municipal.

A próxima reunião do Coletivo de Aposentadas, que será realizada no dia 30 de abril, vai esclarecer as dúvidas jurídicas sobre a adesão das aposentadas e aposentados ao novo Plano e definir as próximas ações a partir do que for apresentado oficialmente pelo IPMC no dia 23.

Posts Relacionados