Coletivo de Aposentados realiza tradicional confraternização de final de ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
foto_apos

Na última quinta-feira (29), o Coletivo de Aposentados do SISMMAC realizou a tradicional confraternização de final de ano. A atividade aconteceu na sede do Sindicato e contou com um saboroso café colonial.

Ao longo do ano, o Coletivo de Aposentados se somou a luta do conjunto do magistério em defesa do ICS, aprofundou o debate sobre participação política e luta pelos direitos do segmento e também realizou o I Seminário dos Aposentados e Pré-Aposentados do SISMMAC.

Esse conjunto de atividades evidenciou o fato de que é possível deixar a sala de aula sem abandonar a luta. A aposentadoria deveria ser o momento para aproveitar a vida, sem as preocupações do trabalho. Entretanto, os governos impõem cada vez mais perdas aos aposentados. Por isso, é preciso se preparar e enfrentar as transformações e desafios que essa nova etapa da vida impõe.

Para a aposentada Yara do Rossio Bonat Trevisan, o Seminário, que debateu saúde, política e direitos, foi o ponto alto do ano de 2012. “Os temas abordados e os palestrantes convidados foram ótimos e acredito que devemos dar continuidade a esse tipo de atividade, já que tem um potencial muito grande de agregar conhecimento”, considera.

A aposentada Silua Mengate também acredita que o Seminário foi um importante passo dado pelo Coletivo e pelos aposentados em geral, que se aproximaram da discussão política em torno da educação e também empenharam esforços em retomar o histórico de luta do segmento. “2012 foi um ano de luta excelente, estão todos de parabéns, principalmente, pela insistência em nos fazer correr atrás dos prejuízos que acumulamos ao longo da carreira e após a aposentadoria”, comenta.

Desafios para o próximo ano
Para Yara, os desafios e as tarefas do próximo período são aproximar e tornar as professoras e professores que estão em fase de pré-aposentadoria parte do Coletivo de Aposentados. “Nós, aposentados, temos muita contribuição a oferecer tanto para esses profissionais que logo irão se aposentar quanto para o restante da categoria”.

 

Posts Relacionados