Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados será realizado em agosto

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
seminarioapos

O que fazer depois de mais de 25 anos dedicados às salas de aula? Para ajudar os professores que se aproximam da aposentadoria e os que já estão aposentados a enfrentar as transformações e desafios que essa nova etapa da vida impõe, o SISMMAC realiza o Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados, no dia 18 de agosto, na nova sede do SISMMAC (Rua Nunes Machado, 1577). O evento terá debates, palestras e discussões sobre saúde, direitos, participação política e qualidade de vida na aposentadoria.

Entenda os procedimentos para a aposentadoria no seminário

O seminário irá abordar os critérios e normas para a aposentadoria, com o objetivo de orientar a categoria a garantir seus direitos. Se você tem dúvidas sobre as regras da aposentadoria especial, quer saber como funciona o direito à paridade e à isonomia ou ainda não sabe quais benefícios são incorporados à aposentadoria, participe do Seminário! Venha tirar suas dúvidas e participar desse importante momento de discussão.

Saúde física e psicológica

O cuidado com a saúde física e psicológica também será um tema debatido no evento. A grande sobrecarga de trabalho faz com que, em muitos casos, os professores alcancem a aposentadoria já com a saúde debilitada. Além disso, deixar o ambiente escolar impõe mudanças bruscas na rotina e na organização da vida. Por isso é importante debater as transformações emocionais e psicológicas enfrentadas nesse momento.

Coletivo de Aposentados do SISMMAC

A aposentadoria deveria ser o momento em que aproveitamos a vida, sem as preocupações do trabalho. Entretanto, os governos impõem cada vez mais perdas aos aposentados. Por isso, o Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados também é um convite. Queremos que os professores que se aposentam deixem a sala de aula sem abandonar a luta!

Venha conhecer o Coletivo de Aposentados do SISMMAC e saber mais sobre como continuar mobilizado em defesa de seus direitos, mesmo fora da sala de aula!

O Coletivo de Aposentados do SISMMAC foi criado em agosto de 2002. De lá para cá tem tido encontros mensais como forma de trazer e agregar professoras e professores que já deixaram a sala de aula, mas que, ainda assim, permanecem filiados à entidade que ajudaram a fundamentar e progredir.

Os encontros acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 14 horas.


Programação do Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados

10h | Abertura do Seminário
10h15 | Palestra "A taça inteira: Qualidade de vida antes e depois da aposentadoria", com a psicóloga Cleusa Souza de Sampaio
12h | Intervalo
13h30 | Participação política e a luta por direitos após a aposentadoria
15h | Apresentação do Coletivo de Aposentados do SISMMAC
15h30 | Intervalo
16h | Direito e Aposentadoria
17h | Encerramento

Posts Relacionados