Coletivo de Aposentadas comemora a incorporação do PPQ

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
2903apos

Na última quinta-feira (29), o Coletivo de Aposentadas se reuniu no SISMMAC e discutiu questões importantes sobre a nossa greve, mobilização e projetos para os professores aposentados. No encontro, as aposentadas assistiram ao vídeo da greve que o SISMMAC produziu, que mostra fotos, vídeos e depoimentos sobre a nossa paralisação. Foi repassado todo o histórico da nossa mobilização e feito um balanço geral das vitórias, erros e acertos. 

A conquista maior para os aposentados foi, sem dúvida nenhuma, barrar o PPQ com nossa força e organização. Apenas os professores na ativa iriam receber a gratificação, o que desvalorizaria nossa carreira e profissão. Com a incorporação do PPQ ao salário, as professoras e professores aposentados com isonomia e paridade também recebem aumento e reajuste na aposentadoria. 

As professoras aposentadas comemoraram a incorporação e discutiram sobre a importância da construção do nosso movimento para que conseguíssemos vitórias. Entretanto, ressaltaram que ainda temos que lutar muito pelo ICS. Com a negociação, conseguimos arrancar a suspensão de todas as taxas previstas no novo regulamento e conquistamos também alguns compromissos com a melhora da qualidade do ICS, mas a Prefeitura ainda deve apresentar de que forma e com quais recursos garantirá esses avanços.

Os itens mais importantes, que são a transformação do ICS em autarquia e a garantia de financiamento para melhorar o atendimento, ainda não foram atendidos e vão nos exigir ainda muita luta.

Casa do Professor Aposentado

Outro ponto importante da discussão das aposentadas foi sobre a Casa do Professor Aposentado do Paraná. O objetivo é organizar uma associação que supra as necessidades básicas de moradia dos aposentados através da construção de um condomínio residencial, que também acolha atividades recreativas e culturais. A próxima reunião que discutirá isso será no dia 10 de abril, na rua Dr. Pedrosa, 257, às 14h30. Professores aposentados e os da ativa estão convidados.

Confira o convite na íntegra aqui.

 

 

Posts Relacionados