Professora destaca o segmento dos aposentados do Sismmac

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
yara

Yara do Rocio Bonat Trevisan

Um dia, iniciando uma carreira, você entra pelo portão da escola, cheio de planos e expectativas. Passou de aluno a educador, mas manteve-se no mesmo ambiente, convivendo com tantas coisas familiares: pastas e livros, giz e canetas, campainhas, risos, vozes e o silêncio tantas vezes desejado… Os dias passam, o calendário escolar é consultado com ansiedade para planejar o trabalho e o descanso. Muitos anos depois, numa data nele marcada, você sai pelo portão da escola e assume outro papel. Aposentado. Seria desejável que fizesse novos planos e criasse outras expectativas nessa etapa da vida, que pode ser tão produtiva quanto à dedicada ao trabalho remunerado. “Aposentado, mas não inativo”.

O Coletivo de Aposentados do SISMMAC tem oferecido, para quem que assim deseja, a oportunidade de prosseguirmos em nossa caminhada como educadores. Continuamos participando das lutas da nossa categoria profissional e, ao mesmo tempo, nos inserimos em outras mobilizações, incluindo aquelas que dizem respeito aos aposentados e aos idosos.

Toda carreira ruma para a aposentadoria, embora não deva ser norteada por esse fim. Um sindicato que luta por melhores condições de trabalho para seus filiados está contribuindo para que as datas mais esperadas no calendário do trabalhador não sejam, necessariamente, os feriados, as férias e a aposentadoria. Deve empenhar-se em trazer satisfação para o seu dia a dia, indispensável para a saúde mental. Dependendo do que for conquistado agora, as novas gerações poderão ter, ou não, tranquilidade ao deixarem suas atividades profissionais para enfrentarem os desafios e necessidades que o processo de envelhecimento humano traz a todos.

Precisamos lembrar, no entanto, que uma diretoria não é um sindicato. À diretoria cabe manter-se politicamente atualizada para propor caminhos que poderão ser seguidos, mas o sindicato somos todos nós, filiados. Na origem do movimento sindical, encontramos a palavra união, sempre necessária e atual diante de qualquer luta coletiva. É nessa perspectiva que o SISMMAC tem concretizado ações envolvendo os educadores municipais em atividade e os aposentados. O sindicato é um coletivo maior.

O Coletivo dos Aposentados do SISMMAC está completando nove anos de trabalho com muitos planos e expectativas. Entre vários projetos, a ideia da Profª Dirce Ramos da Silva de organizar uma casa-lar para professores aposentados ganhou apoio e iniciou uma discussão relevante sobre aspectos ligados à terceira e quarta idades. Quem sabe uma expectativa de manter-se unido e ativo, aprendendo e ensinando (por que não?), e continuar num ambiente familiar, com risos e vozes, ginástica e música, livros, canetas, jogos, computador e o que mais aparecer…

Yara do Rocio Bonat Trevisan é professora aposentada da RME e psicóloga especialista em Gerontologia e Psicopedagogia

Posts Relacionados